Simulador de trânsito visa preparar os condutores para possíveis situações adversas e amplia, na prática, a capacitação para os motoristas da empresa que trafegam pelas estradas da região Sul da Bahia
A Veracel Celulose e sua transportadora parceira JSL, estão promovendo uma ação imersiva de segurança no trânsito a partir de um simulador de direção de caminhão, projetado para replicar diversas situações do dia a dia nas estradas.
A ação, restrita para funcionários, visa capacitar os motoristas que fazem o transporte de madeira da Veracel entre os projetos florestais da companhia, na Bahia e em Minas Gerais. O simulador de tritrem – veículos compostos por um caminhão e três reboques – replica diversas condições adversas que os motoristas podem enfrentar ao longo do expediente para prepará-los para qualquer tipo de situação.
“Um instrutor acompanha a atividade de simulação e, por meio de um painel de controle, criamos situações adversas que os motoristas podem enfrentar no dia a dia, como chuva, travessia de animais e de pedestres, algum problema no veículo, entre outros tipos de ocorrências para as quais precisamos que os motoristas estejam sempre preparados para reagir com segurança”, explica Diego Cezana, sobre o funcionamento da dinâmica da atividade.
Toda a atividade de simulação é feita dentro de um caminhão itinerante da JSL, que permite expandir a iniciativa para outros locais em que a transportadora atua. Depois de uma semana na fábrica da Veracel Celulose, em Eunápolis, o simulador foi transferido para o Terminal Marítimo de Belmonte, para o treinamento dos motoristas que também atuam pela Veracel no local.
Compromisso com a segurança e bem-estar dos motoristas
Além do investimento em capacitação para motoristas, a Veracel Celulose já promove uma série de ações em prol do bem-estar dos motoristas que atuam a serviço da empresa. Um exemplo disso é o monitoramento em tempo real de todos os veículos de sua frota. O sistema de monitoramento alerta os motoristas sobre limites de velocidade e, caso o automóvel esteja acima do permitido, a ferramenta avisa simultaneamente o condutor e as centrais de monitoramento que operam 24 horas por dia. Atualmente, a Veracel possui 165 veículos leves, 20 caminhões de apoio e 160 carretas que transportam madeira e celulose.
A empresa também adota um sistema com câmeras que permite identificar sinais de fadiga nos condutores remotamente. Caso seja identificado qualquer sinal de cansaço pelas expressões faciais do motorista, um alerta sonoro é emitido para dentro do veículo e para a central de monitoramento da empresa de transporte. Com isso, o motorista é acionado por celular ou rádio, sendo orientado a parar o veículo em local seguro, relatar como está se sentindo, realizar alongamentos ou descansar por um período.
Treinamentos e oportunidades na Veracel
A Veracel informa que seus treinamentos internos, incluindo este e outros programas de capacitação para motoristas, são destinados exclusivamente a funcionários já contratados. Para aqueles que têm interesse em fazer parte da empresa, todas as vagas disponíveis podem ser consultadas no site www.veracel.com.br/vagas.
Saiba mais sobre as operações sustentáveis da Veracel Celulose.