O documento traz os avanços das principais iniciativas realizadas no ano passado, com os respectivos contextos e resultados a partir do olhar da sustentabilidade.
A Veracel Celulose divulga seu Relatório de Sustentabilidade de 2019. O documento traz os avanços das principais iniciativas realizadas no ano passado, com os respectivos contextos e resultados a partir do olhar da sustentabilidade.
Para o diretor presidente Andreas Birmoser, crescer de forma sustentável significa contribuir para um ambiente melhor para todos. “O aprendizado transformou um empreendimento industrial em agente de transformação positiva para o desenvolvimento regional”, comenta. Para isso, foi decisiva a implementação de diálogo estruturado, transparente e contributivo, na busca por soluções sociais sustentáveis.
Em 2019, mais de 16 mil pessoas foram beneficiadas pelos programas de geração de renda e educação da Veracel, a partir de um investimento social de R$ 12,5 milhões, que resultou em melhoria na qualidade de vida dessas comunidades. Deste valor, foram investidos R$ 8 milhões no programa de agricultura familiar na região, considerando projetos como os assentamentos agroecológicos sustentáveis, Agrovida, apicultura, piscicultura e beneficiamento de mariscos. “Por meio de diálogo e do engajamento das partes interessadas, cocriamos soluções e superamos conflitos”, afirma Renato Carneiro, diretor de Sustentabilidade e Relações Corporativas da empresa.
Entre os demais destaques do ano estão o crescimento da produtividade florestal, a despeito dos desafios do clima – com investimento em melhorias de processo – e o recorde no índice de reciclagem de resíduos industriais. “Atingimos 15 milhões de toneladas de celulose produzidas, entre 2005 e 2019 e, neste último ano, cumprimos nosso planejamento de produção anual com a impressionante marca de 99% de reciclagem de resíduos industriais e de uso de água por tonelada entre os menores do mundo”, comenta Carneiro.
Já em Gestão de Pessoas, a Veracel se destacou recebendo – pelo segundo ano consecutivo – o certificado do Great Place to Work (GPTW), sendo considerada uma ótima empresa para se trabalhar com índice de 89% de favorabilidade apontado pelos colaboradores.
Para Birmoser, a empresa tem espaço para crescer e se aprimorar ainda mais em todos os aspectos de Sustentabilidade. “Sabemos que podemos ser mais inclusivos e que nos fortalecermos conjuntamente com essa diversidade. Nossa atuação durante a pandemia global do coronavírus já nos prova isso. O sucesso só se realiza se for compartilhado, portanto seguimos na missão de sermos responsáveis, inspirar pessoas e valorizar a vida”, enfatiza o diretor presidente.
O setor de celulose tem papel fundamental no combate aos efeitos da disseminação da Covid-19 pela produção de produtos de higiene e materiais bases para a saúde. A Veracel segue operando com segurança durante a quarentena, com atividades adaptadas, respeitando e seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde e demais órgãos de classes competentes ao atual cenário de pandemia mundial do coronavírus.
Informações gerais – Veracel Celulose
Atuação
- A empresa atua em 11 municípios e influencia diretamente 143 comunidades, sendo 32 indígenas.
Produção anual
- 111.586 tsa de celulose
- 858 kWh/tsa de energia
Total de colaboradores
- 732 colaboradores próprios
- 459 colaboradores empresas parceiras
Presença territorial
- 776 ha de área total Veracel
- 962 ha de área plantada
- 347 ha de área de preservação
- 901 ha de plantio Programa Produtor Florestal
Eficiência Operacional
- 99% de reciclagem de resíduos
- 22,2 m³/tsa de uso de água por tonelada de celulose
Demais informações que estão no Relatório de Sustentabilidade 2019
(https://www.veracel.com.br/sustentabilidade/)
- Agricultura Familiar: Comida na mesa e trabalho digno
- Agroecologia como geração de renda
- Apicultura como geração de renda
- Transformações efetivas junto a Comunidades Tradicionais
- Projeto Marisqueiras
- Parceria com a Marinha Brasileira para curso de Segurança no Mar
- Monitoramento aéreo das baleias jubartes na costa do Sul da Bahia
- Programa de monitoramento de tartarugas marinhas
- Educação para as comunidades tradicionais e indígenas: a chave do desenvolvimento socioeconômico
- Parcerias com Ensino Superior
- Apoio e investimentos à estudos da agroecologia e produção orgânica
- Protagonismo social e comunidade fortalecida
- Parceria com o programa Empreender Sustentável, do Sebrae
- Gestão de pessoas (certificação Great Place To Work – GPTW)
- Código de Ética e Compliance (premiação revista EXAME)
- Iniciativa Ciclo de Gente
- Programa de Vagas e Jovem Aprendiz
- Conservando os recursos naturais
- Articulação institucional, mobilização social e educação para apoio à conservação da biodiversidade
- Observatório de Aves na RPPN – Estação Veracel
- Os monitoramentos de fauna e flora realizados em escala de paisagem regional (parceria Suzano)
- Combate à caça e ao caçador
- Reciclagem de resíduos do processo de fabricação (99% atingidos)
- Energia limpa e renovável
- Combate racional para o equilíbrio ambiental