Ferramenta inteligente para os Sopradores de Fuligem da Caldeira de Recuperação da fábrica é 50% mais eficiente que o sistema anterior e economiza até 432 toneladas de vapor por dia.
A Veracel Celulose é a primeira indústria da América do Sul a implementar uma ferramenta inovadora de Sopragem Inteligente nos Sopradores de Fuligem da Caldeira de Recuperação, equipamento responsável pela recuperação química do licor utilizado no processo de fabricação de celulose. O objetivo do novo sistema é evitar paradas da Caldeira para lavagem no meio da campanha e melhorar, assim, a eficiência do sistema, aumentando a sopragem em regiões mais críticas e ampliando a disponibilidade da Caldeira de Recuperação.
A tecnologia deve trazer uma redução de até 30% no consumo de vapor, comparando com a vazão utilizada no sistema anterior. Essa economia será convertida em geração de energia elétrica, trazendo ganhos na exportação de até 72MWh (megawatts-hora) por dia.
A Veracel é autossuficiente energeticamente e ainda exporta o seu excedente para a rede nacional, o que gera receita para a empresa. “Esse é um sistema inteligente que usa o vapor com mais assertividade. Com ele, conseguimos direcionar mais vapor para as áreas onde há maior risco de acúmulo de fuligem e reduzir o uso onde não há tanta necessidade. Nossa perspectiva é manter a Caldeira sem intervenções de manutenção por mais tempo, garantindo mais competitividade, de forma segura, em nossa produção de celulose”, explica Ari Medeiros, diretor industrial da Veracel.
Como funciona o sistema?
A Caldeira de Recuperação é responsável por manter a operação da fábrica por 15 meses ininterruptos, isto é: sem esse equipamento, não é possível realizar a produção de celulose. A Caldeira é utilizada para recuperar o licor utilizado no processo de fabricação de celulose e gerar vapor, por meio da queima do licor preto – subproduto do processo de fabricação de celulose. Esse vapor é utilizado para diversos fins na fábrica, inclusive para a produção de energia elétrica.
O processo de queima de licor gera fuligem, que acaba se acumulando nos tubos dos superaquecedores e economizadores da Caldeira. Esse acúmulo de fuligem, também chamado de “depósito”, compromete o desempenho do equipamento.
A falta de limpeza adequada pode demandar uma parada emergencial da Caldeira para lavagem antes do planejado, processo que dura 48 horas. Nesse período, a Caldeira é desligada, o que compromete a produção da fábrica. Para evitar essa parada e retirar a fuligem de forma eficiente e constante, o sistema de sopragem utiliza “lanças” a vapor que entram e saem da caldeira várias vezes por dia, removendo os depósitos dos tubos.
Com a nova ferramenta de sopragem inteligente, desenvolvida pela empresa sueca Heat Management, há flexibilidade operacional para soprar o vapor apenas durante a entrada ou retorno das lanças. No sistema antigo, a sopragem ocorria durante o percurso de entrada e saída, aumentando o consumo de vapor. Com a opção de soprar apenas em um dos trajetos, é possível economizar vapor e aumentar a frequência de sopragem em locais mais críticos.
Veracel é pioneira na implantação da tecnologia
A nova ferramenta possui um painel de controle dedicado que oferece mais funcionalidades e auxilia na previsão e na identificação de falhas, apoiando a manutenção preventiva dos sopradores e permitindo que as equipes atuem de forma mais assertiva, evitando paradas não desejadas. “Sermos os primeiros da América do Sul a implementar esse sistema é motivo de muito orgulho, pois isso mostra o quanto a Veracel está acompanhando as novidades tecnológicas mundiais. Somente neste ano, prevemos o investimento de R$ 100 milhões em melhorias, na conservação de nossos ativos principais e em novas tecnologias como essa, um posicionamento estratégico que mantém nossa fábrica como um ativo de classe mundial”, finaliza o diretor.
Conheça o processo de produção sustentável de celulose da Veracel
Saiba mais sobre o Programa Suprimentos Sustentável e como se tornar um fornecedor da Veracel