A Veracel Celulose realiza diversas ações em prol da segurança, que é uma premissa em todas as suas áreas de atuação
Para a Veracel, segurança no trânsito é fundamental, além da busca constante por projetos que possam reduzir as viagens entre suas áreas florestal e industrial. Por isso, a companhia realiza, em parceria com as autoridades responsáveis, ações para a prevenção de acidentes e melhorias nas estradas dos 11 municípios onde opera, na região Sul da Bahia. A empresa também está sempre investindo em soluções que buscam reduzir o número das viagens necessárias para a sua operação, o que também contribui com o meio ambiente, por meio da redução de emissões de carbono na atmosfera.
Segurança no trânsito em primeiro lugar
O primeiro cuidado da companhia é com a segurança no trânsito. Para isso, a Veracel Celulose realiza o monitoramento, em tempo real, de seus 116 veículos leves e de sua frota de 170 carretas que transportam a madeira e a celulose produzidas.
A empresa conta também com o controle de telemetria de veículos. Esse monitoramento identifica comportamentos de risco e sinais de fadiga por meio de uma câmera instalada na cabine voltada para o condutor e de uma segunda câmera, que registra o movimento da rodovia.
Caso a câmera de fadiga registre algum movimento facial com indicativo de cansaço, um alerta sonoro é emitido para o condutor na cabine do veículo, e simultaneamente para uma central de monitoramento da empresa de transporte. O condutor é acionado por celular ou rádio pela central, sendo orientado para que realize a parada do veículo em local seguro, relate a condição de condução, realize alongamentos ou descanse por um período.
Ferramentas e treinamentos para maior segurança no trânsito
“Além do monitoramento da frota, realizamos reciclagens constantes nos treinamentos voltados para a condução segura. Também enviamos alertas de segurança para todos os condutores, por meio de grupos de mensagens, e trabalhamos com um rotograma falado na frota, alertando condutores sobre os pontos de atenção de cada rota. Fazemos ainda o controle de peso em campo, com balanças de grua”, conta Alberto Nascimento, coordenador de Logística de Madeira da Veracel. O rotograma é uma ferramenta que permite que as empresas e os condutores planejem a rota mais adequada para cada viagem, levando em conta diversos fatores, como distância, tempo estimado, pontos de parada, restrições legais e riscos envolvidos.
“A JSL, empresa parceira na operação, também possui uma sala especialmente criada para que motoristas iniciem a jornada com segurança e atenção. Essa sala tem luz mais intensa, espaços para exercícios e orientações para alongamentos,” complementa Nascimento.
As carretas realizam o transporte da madeira entre as unidades de colheita na Bahia e em Minas Gerais, e a fábrica da companhia, localizada em Eunápolis (BA). Já a celulose é transportada até o terminal marítimo, localizado em Belmonte (BA).
Para os veículos leves, a telemetria monitora o comportamento do condutor e verifica, por exemplo, se o motorista realiza freadas bruscas e qual a velocidade utilizada. A ferramenta sinaliza ainda o posicionamento do veículo via GPS (parado ou em movimento) e informações como: KM rodado, velocidade, regras violadas e até mesmo a identificação dos motoristas, funcionalidade que está em fase de implementação.
Anualmente, no mês de setembro, a Veracel Celulose realiza a Semana Nacional do Trânsito. Neste ano, a iniciativa está programada para 18 a 22 de setembro. A ação é realizada conforme o calendário do governo federal sobre o assunto e tem como objetivo estimular, em todo o Brasil, a conscientização sobre boas práticas de conduta no tráfego para promover a segurança e evitar acidentes.