Um compromisso contínuo da Veracel Celulose é manter um canal aberto de comunicação com as comunidades indígenas existentes em sua área de atuação. Desde 2007, a empresa monitora as necessidades dessas comunidades e dedica atenção especial ao apoio à preservação da cultura indígena, com foco nas gerações futuras.
Há mais de seis anos, a Veracel, com o apoio da Fundação Nacional do índio (Funai), vem colaborando para a redução da evasão escolar nas comunidades indígenas. Este é um dos principais benefícios apontados pela secretária da Escola Indígena Pataxó de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, Vilma Matos Soares Santos, ao falar da doação de kits escolares realizado pela empresa.
Borracha, papel ofício, caderno, tesoura, cola, caderno de desenho e régua são alguns dos itens que compõem o kit, que este ano beneficiou 3.750 estudantes das escolas indígenas de 27 aldeias Pataxó e Tupinambá da região.
Segundo o gerente de Sustentabilidade da Veracel, Renato Carneiro, a entrega dos kits é só mais um incentivo à preservação dessa cultura tão forte e importante. “Esta parceria materializa mais uma vez o compromisso da Veracel em apoiar as comunidades tradicionais e de contribuir para o acesso à educação de gerações futuras, além de incentivar o resgate à preservação da cultura indígena, tão presente na área de atuação da empresa”.
Este ano, no primeiro dia de aula da Escola Indígena Pataxó de Coroa Vermelha, os 900 estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), receberam os kits escolares.
De acordo com o diretor da Escola, Gilson Matos Soares, o fato do kit de material escolar ter sido entregue no primeiro dia de aula, é um grande incentivo para as crianças também. “Essa parceria já se tornou uma tradição e tem ajudado muito no crescimento da escola. Nos últimos dois anos, saímos da condição de uma escola média, para ser uma das maiores escolas do município”, salientou o diretor.
Além da Escola da aldeia de Coroa Vermelha os kits foram entregues aos alunos das escolas das comunidades indígenas de Mata Medonha, Araticum, Aroeira, Nova Coroa, Agricultura, Reserva da Jaqueira, Juerana, Novos Guerreiros, Aldeia Velha, Imbiríba, Barra Velha, Xandó, Pará, Bugigão, Campo do Boi, Boca da Mata, Meio da Mata, Casiana, Pé do Monte, Nova Esperança, Guaxuma, Jitaí, Patiburi, Encanto da Patioba e Vereme.
Para Eunice Brito, diretora executiva da empresa Etno Consultoria – empresa responsável pelo contato com as comunidades tradicionais – a parceria com empresas privadas, como a Veracel, visa incentivar a educação para a inclusão e permanência dos alunos indígenas nas escolas, buscando garantir o futuro das próximas gerações. “Considerando que se trata de comunidades tradicionais, este valor é ainda mais relevante, pois, além do conhecimento escolar essas crianças aprendem os saberes tradicionais e a valorização da sua cultura”, concluiu Eunice.