A região do Sul da Bahia é abrigo para uma grande variedade de espécies de aves da nossa fauna e atrai pessoas de todo o mundo para a atividade de observação de aves. É neste cenário que será realizado o 1º Festival de Aves de Porto Seguro. Com oficinas temáticas, contação de histórias, exposição fotográfica e apresentações culturais, o festival acontecerá de 20 a 22 de abril, no Centro Histórico de Porto Seguro, das 9h às 16h30. No evento, os participantes não irão encontrar aves em gaiolas, mas terão a oportunidade de aprender sobre as aves surpreendentes da região.
O Festival tem a missão de divulgar a atividade de observação de aves livres e despertar o interesse da comunidade local pela preservação ambiental. A expectativa é receber estudantes, famílias, grupos de universitários, pesquisadores e interessados na observação de aves. “O festival será uma atração para o fim de semana, com a responsabilidade de estimular a valorização e o sentimento de conservação das espécies locais”, completou Tais Lucílio, coordenadora da Conservação Internacional (CI) do Brasil.
A observação de aves livres é também uma forma de turismo sustentável e pode ser realizada na RPPN Estação Veracel, RPPN Rio do Brasil, Parque Nacional do Pau Brasil e Refúgio da Vida Silvestre Rio dos Frades. Estas quatro unidades de conservação mais a CI Brasil, Veracel Celulose e ICMBio são as responsáveis pela realização do Festival de Aves de Porto Seguro e contam com o apoio da prefeitura municipal de Porto Seguro, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Sebrae, Senac e Convention Bureau na consolidação do evento.
Informações sobre o evento:
Tais Silva – Conservação Internacional