Solidariedade e parceria. Estes foram os fatores que beneficiaram sete instituições sociais do extremo sul da Bahia, de novembro de 2009 a julho deste ano, com a doação aproximadamente duas toneladas de alimentos.
A arrecadação destes alimentos é possível graças a uma parceria firmada entre Veracel Celulose e GRSA Alimentação e envolve todos os colaboradores que frequentam os refeitórios da Veracel. As pessoas são incentivadas a evitar o desperdício de alimentos com a Campanha “Seja 10 contra o desperdício”. De forma solidária, após as refeições, cada prato que retorna sem sobras de alimentos garante 10 gramas de alimentos para doação às instituições sociais locais.
Para Izabel Bianchi, especialista em responsabilidade social da Veracel, esta ação é de grande relevância não só para empresa. “Estamos buscando a conscientização dos colaboradores, tanto na empresa quanto em suas casas. Com essa proposta, evitamos o desperdício e fazemos um bem ao próximo”.
Este mês a doação de 300 quilos da alimentos da Campanha beneficiaram a Associação Casa João Paulo II, em Eunápolis e a Casa dos Idosos, em Guaratinga. De acordo com o Padre Adelício Lopes, presidente da Associação Casa João Paulo II, esta doação vai fortalecer ainda mais a atuação de sua instituição. “Iniciamos nossos trabalhos com aulas de reforço escolar. Hoje, atendemos a mais de 70 famílias, com aulas de informática, oficina de artes e acompanhamento pedagógico com todas as crianças. Essa doação foi de grande valor para nós, pois servimos duas refeições diárias para nossas crianças.”
Segundo o vice-presidente da Associação dos idosos de Guaratinga, Jadel Galvão, atualmente a instituição atende a mais de 600 idosos, tendo em sua sede 370 cadastrados. “Muitos deles não têm renda ou é o único que sustenta a casa com sua aposentadoria. Se a gente pode amenizar a fome pelo menos um pouco, isso faz a diferença”, destacou Galvão.