As obras de construção de duas células do Aterro Sanitário do município de Itagimirim iniciaram essa semana, de acordo com a especialista ambiental da Veracel Celulose, Virginia Camargos.
A construção das duas células (uma para lixo doméstico e outra para lixo hospitalar) do Aterro Sanitário de Itagimirim faz parte de um Termo de Ajuste de Conduta assinado entre a Veracel Celulose, a Prefeitura Municipal e o Ministério Público Estadual. O valor do investimento da empresa é de 470 mil .
Camargos esteve reunida com o prefeito de Itagimirim, Rielson Lima, apresentando os responsáveis pela empresa que venceu a concorrência, a Bastos Service e fazendo uma vistoria na área onde será construído o Aterro, juntamente com o engenheiro Ezequiel Mizrahi, da empresa Foco Engenharia e Saúde, que acompanhará o Projeto do Aterro Sanitário Simplificado.
A Veracel doou cinco hectares para a instalação do aterro onde serão construídas as duas células, guarita, cercar a área e o portão de acesso, bem como fazer a recuperação ambiental da área que está sendo utilizada atualmente como lixão por meio de Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD). O PRAD será iniciado a partir de janeiro de 2012.
A prefeitura, segundo o prefeito Rielson Lima, irá iniciar um trabalho de conscientização na comunidade de Itagimirim em relação à coleta seletiva. “Essa conscientização é importante não só pelas questões ambientais, mas para que possamos utilizar de forma adequada, desde o início, as células que serão construídas no Aterro Sanitário”, destacou o prefeito.
Itagimirim fica a 600 km de Salvador, possui 7.110 habitantes, de acordo com o IBGE, e com 49 anos de emancipação não possuía um aterro sanitário. Com esta iniciativa, o município passa a contar com este importante cuidado ambiental fundamental aos centros urbanos. A partir do aterro, será feita a gestão de resíduos sólidos a partir de tecnologias sanitárias que garantem a adequação ambiental e o controle de pragas e vetores que trazem riscos para a saúde da população.