Os oitenta policiais militares que atuarão na Base Comunitária de Segurança do bairro Frei Calixto (conhecido como Baianão), em Porto Seguro, participaram no dia 03/12, da Aula Inaugural do Curso Nacional de Operadores da Base Comunitária.
A Aula Inaugural, do curso oferecido oferecido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, foi proferida pelo Subcomandante Geral da Policia Militar da Bahia, Coronel Carlos Eleutério, que falou aos policiais sobre a importância da instalação de uma Base Comunitária de Segurança. “Estamos indo para lá com o propósito de mostrar que o mundo está mudando. Podemos construir juntos outra possibilidade. Estamos chegando como uma unidade de Paz. Nosso alvo principal e contribuir para que os cidadãos tenham condições dignas de vida”, disse o Coronel Eleutério, lembrando que a instalação da Base Comunitária representou a redução de 90% da criminalidade no bairro Calabar, em Salvador.
De acordo com o capitão Paiva, coordenador da Policia Militar da Bahia, os policiais serão capacitados para realizarem uma ação diferenciada na comunidade. O curso terá uma duração de 40 horas com aulas teóricas, após esse período terá início o estagio supervisionado na região de instalação da Base Comunitária “Em contraponto ao policiamento repressivo, os policias que atuarão na Base Comunitária de Segurança estarão preparados para trabalhar ações preventivas e de aproximação com a comunidade”, explicou o Capitão Paiva.
Durante a aula inaugural, o Tenente Coronel Alfredo Nascimento, comandante do 8º Batalhão da Policia Militar em Porto Seguro, explicou que o projeto da Base Comunitária do Baianão nasceu há cerca de um ano, após o registro de atos de vandalismo em Porto Seguro, que tiveram uma resposta imediata da Polícia. “Os policiais devem ter orgulho de servir nesta base, pois iremos povoar o Baianão com esta pacificação”, destacou o Tenente Coronel. O Frei Valdo, que é da paróquia do Baianão, espera que a Base Comunitária de Segurança represente mais segurança e liberdade para a população do bairro. “Estou lá há pouco tempo, mas vejo uma população assustada. A pacificação vai ser importante”, concluiu o Frei Valdo.
A Base Comunitária deverá ser instalada na primeira quinzena de Janeiro de 2013. As obras de construção da sede da Base, que contam com o apoio da Veracel Celulose, já estão em estágio bastante avançado no bairro. Segundo o Subcomandante Geral da Policia Militar da Bahia, Coronel Carlos Eleutério a parceria com o setor privado tem contribuído para acelerar os resultados esperados com esse tipo de projeto. “Antes de começar esse projeto, ouvimos a comunidade, e eles disseram que o setor privado teria muito a contribuir. A Veracel, por exemplo, foi um parceiro muito importante na construção da base física dessa Base Comunitária”, enfatizou o Coronel Carlos Eleutério.
O convênio de parceria público privada para a construção da Base Comunitária de Segurança do Baianão foi assinado pelo Governo do Estado da Bahia e pelas empresas Veracel Celulose, EKA Bahia, Andritz, JSL, Expresso Brasileiro e Associação Empresarial Pró-Desenvolvimento do Extremo Sul da Bahia (Proden)