Nesta terça-feira, dia 04/08, a RPPN Estação Veracel lança uma nova exposição de arte e educação ambiental: “Os Diálogos com a Floresta”. A exposição é parte dos objetivos adotados pelo Programa de Educação Ambiental da Veracel (PEAV) para as atividades de 2015 e 2016.
A exposição “Os Diálogos com a Floresta” busca estabelecer um diálogo do ser humano com os elementos da floresta. “A floresta fala conosco nos doando o alimento, o clima ameno, a manutenção das águas e a garantia da nossa sobrevivência. Ela é completa em si mesma, mas precisa se externar. Uma floresta é essencial ao planeta. Vital e imprescindível”, destacou Lélio Costa e Silva, consultor de Educação Ambiental da empresa Árvore da Vida, responsável pela criação e confecção das peças da exposição.
Como demonstrar que a floresta “dialoga” com os seres humanos? Que serviços ambientais ela presta aos seres vivos, entre eles, os humanos? Que relação a manutenção das florestas tem com o equilíbrio do planeta? Qual o sentido de existir uma flora e uma fauna tão diversificadas? A exposição buscará responder esses e outros questionamentos como forma de sensibilizar os visitantes para a importância da preservação ambiental.
“Os Diálogos com a Floresta” é a terceira exposição de arte educação lançada pela Estação Veracel, desde 2011. A primeira teve como tema “Se eu fosse uma floresta” e buscou sensibilizar os visitantes para uma reflexão sobre como gostariam de ser tratados se fossem uma floresta. A segunda edição foi lançada em 2013, “Carta das Águas”, e também esteve relacionada com o despertar para a preservação da natureza.
Grupos interessados em participar da exposição devem agendar a visita pelo e-mail: estacaoveracel@veracel.com.br ou pelos telefones (73) 3166-8755/ 3166-8756/ 3166-8759/ 3166-8760.
As peças – A exposição “Os Diálogos com a Floresta” apresenta mais de sessenta esculturas de animais silvestres, painéis e cenários interativos que buscam estabelecer o diálogo entre o público visitante e a floresta. “As esculturas com representação da fauna da Mata Atlântica e, especificamente, da RPPN Estação Veracel, estarão dispostas entre as árvores dos jardins em completa interação com o público visitante que poderá vivenciar ludicamente a importância das relações ecológicas que ocorrem na natureza”, explicou o consultor. A visitação será acompanhada por monitores preparados para fornecer informações visando gerar no público um sentimento positivo sobre o tema.