Veracel Celulose vem realizando mudanças significativas no viveiro de eucaliptos, com foco em automação e em aprimoramento de sistemas de controle
Com a utilização de tecnologia, o viveiro de mudas da Veracel Celulose tem aprimorado seus processos, com foco em desenvolvimento de automação e aprofundamento de controles. Essas novas aplicações, voltadas para a digitalização das atividades, estão sendo aplicadas com mais intensidade desde o final do ano passado e têm trazido resultados significativos para a produtividade do viveiro.
Inovação na produção de mudas
As inovações implementadas têm promovido a evolução da automação relacionada ao controle ambiental na produção das mudas – como manejo da irrigação, abertura de tetos, controle de temperatura e umidade, entre outros itens. Têm também contribuído para o aprimoramento do gerenciamento de todas as etapas dos processos envolvidos na produção das mudas de eucalipto.
“Tudo aquilo que não se controla não se gerencia. Tomadas de decisão rápidas dentro de um processo produtivo complexo e dinâmico como o de um viveiro fazem toda a diferença para alcançar os melhores resultados. A aplicação de tecnologia nos oferece essa vantagem”, comenta Ihanny Lima, coordenadora de Produção de Mudas da Veracel.
“Cada vez mais, com as novas aplicações tecnológicas que estamos utilizando, temos controle, em tempo real, da evolução das mudas, ao mesmo tempo em que podemos analisar os resultados de ações e fatores que já ocorreram. Assim, dispomos sempre de parâmetros duplos, considerando tanto o que está ocorrendo no momento como o que já aconteceu. Se fizermos um comparativo com a condução de um veículo, nós estamos olhando para a frente ao mesmo tempo em que consultamos o espelho retrovisor”, diz Ihanny.
“O aumento dos sistemas de gerenciamento e controle online tem trazido excelentes resultados”, complementa a coordenadora. “A transformação digital nos permite ter uma visão estratégica da nossa produção e do trabalho das equipes, além de gerar informações relevantes em tempo real para que possamos controlar o desenvolvimento das mudas em todas as etapas”, comenta ela.
Atividades monitoradas à distância
Dentro das inovações em busca de uma automação cada vez maior no viveiro, os painéis de controle (PLCs) antigos foram substituídos por novos, de referência no mercado. Também houve instalação de telas (IHM) para tornar o controle ainda mais dinâmico e ágil, sem a necessidade de uma central única de operações.
Toda essa estrutura passou a ser integrada com a rede da Veracel, o que possibilita que as atividades do viveiro sejam controladas e monitoradas à distância, também será implantado um sistema que permitirá gestão completa e integradas das informações, com relatórios e ferramentas para correlação de dados como lâmina de água aplicada, históricos de temperatura e umidade, histórico de adubações, entre outros. Segundo Ihanny, esses avanços garantem mais estabilidade no processo produtivo e ganhos em competividade para a produção do viveiro.
Saiba mais sobre as operações sustentáveis na Veracel Celulose.