O levantamento avaliou 111 companhias do setor em todo o país e foi divulgado pela primeira vez em parceria entre a GPTW, a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e a revista Globo Rural
A Veracel Celulose, indústria que atua na região da Costa do Descobrimento, no Sul da Bahia, está entre as melhores empresas para trabalhar no setor de agronegócio, segundo a pesquisa Great Place To Work (GPTW), consultoria global que avalia e certifica ambientes de trabalho em mais de 60 países. Ao todo, o levantamento avaliou 111 empresas que, juntas, somam 78.476 funcionários, e a Veracel ficou entre as 30 melhores, na 13ª posição.
O Top 30 foi composto por dez empresas de grande porte e 20 foram enquadradas como pequenas ou médias (avaliadas de acordo com o faturamento das companhias). O ranking foi divulgado pela primeira vez em parcercia exclusiva firmada entre GPTW, a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e a revista Globo Rural. A metodologia de análise utilizada, nesta edição, inclui uma fase quantitativa, em que os colaboradores respondem a um questionário, e uma avaliação de práticas adotadas pelas empresas.
Para Andreas Birmoser, diretor presidente da Veracel, “estar entre as melhores empresas para trabalhar, no setor, é o reconhecimento de que estamos no caminho certo ao atuarmos sempre com responsabilidade, segurança e disciplina, priorizando o bem-estar de todos os nossos colaboradores”. O executivo ressalta, além disso, o papel da Veracel na região onde atua. “Temos consciência do nosso papel para o desenvolvimento regional e do impacto do nosso negócio na vida das pessoas, tanto dos nossos colaboradores quanto das comunidades do entorno”, afirma.
Construção contínua
De acordo com o diagnóstico do clima organizacional da GPTW, o índice de confiança dos colaboradores da Veracel evoluiu de 83% em 2018 para 89% em 2019. O acompanhamento dos resultados é feito de perto pela equipe de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) e também por toda diretoria da companhia.
“A metodologia do Great Place to Work é uma ferramenta que apura preciosas informações sobre como podemos atuar de maneira sempre melhor em relação aos colaboradores e também sobre como eles podem melhorar a empresa, fortalecendo a estrutura da companhia de maneira sólida e contínua e viver cada vez mais o nosso propósito que é – ser responsável, inspirar pessoas e valorizar a vida. É uma via de mão dupla”, diz Dienane Brandão, gerente de DHO da Veracel.
Segundo a especialista, a empresa busca através do seu pilar da cultura, Diálogo, ter uma comunicação com transparência e escuta ativa presando sempre pelo respeito mútuo como a matriz de toda a gestão. Isso engaja os colaboradores e faz com que os programas internos sejam mais efetivos e alcancem a todos, em todas as áreas da empresa, promovendo melhorias contínuas.
“Em 2019, adotamos o trabalho remoto para as áreas administrativas. Isso foi fruto da escuta aos colaboradores para a melhoria da qualidade de vida”, conta Dienane. “Implementamos também ações de desenvolvimento individual e outras iniciativas, como a definição de metas, a instituição de comitês de mérito e de reconhecimento, além do modelo de gestão de carreira e sucessão. Todas essas ações, que fazem parte do processo que chamamos de Ciclo de Gente, facilitam o alcance de resultados diferenciados na empresa e contribuem para que os profissionais alcancem seus objetivos de carreira e estão diretamente ligadas ao Planejamento Estratégico da Veracel através da Jornada Protagonistas.” Neste ano, os avanços estão no Programa de Qualidade de Vida e na adoção de práticas de inclusão e de promoção da diversidade.
Desde o início da pandemia, a atuação da Veracel também se destaca pela agilidade e pela eficiência em orientar e proteger os colaboradores. A companhia foi uma das pioneiras do setor a alterar as rotinas de trabalho, contemplando todas as áreas da empresa. Vale destacar que o setor de celulose, por seu papel fundamental no combate aos efeitos da disseminação da Covid-19, segue operando durante a quarentena.
As iniciativas implementadas têm por objetivo apoiar, orientar e engajar os colaboradores nesse período e estão inseridas dentro de um conjunto integrado de ações da Veracel. A companhia engajou ainda um grupo de parceiros que inclui outras empresas, autoridades, universidades e organizações sociais e estabeleceu um conjunto de medidas para apoiar a sociedade no combate à pandemia. Essas ações externas estão voltadas para as comunidades, especialmente as mais vulneráveis, da área de atuação da empresa e fazem parte do cuidado da Veracel com a região onde atua, a Costa do Descobrimento, na Bahia, além de abranger também outras regiões do estado.
Para Birmoser, sempre há espaço para crescer e melhorar. “Sabemos que podemos ser mais inclusivos e nos fortalecermos à medida em que alcançarmos maior diversidade. Estamos trabalhando nesse objetivo. Afinal, a beleza da sustentabilidade é que o melhor resultado é feito por diferentes visões, e o sucesso só existe se for compartilhado”, afirma o diretor presidente.
Sobre a Veracel Celulose
Fundada em 1991, com início da produção de celulose em 2005, a Veracel Celulose é fruto da parceria entre duas empresas grandes no setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso, que compartilham o controle acionário da companhia, detendo, cada uma, 50% das ações. Localizada em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em 11 municípios da região. Com uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas, a empresa gera 3.191 empregos próprios e de terceiros.
A Veracel Celulose tem compromisso com as pessoas – colaboradores, parceiros e comunidades. A empresa busca sempre contribuir com a qualidade de vida regional, a partir do apoio e do desenvolvimento de ações culturais, sociais econômicas que beneficiam a região. Além disso, a preocupação com a conservação ambiental faz parte da agenda de sustentabilidade da companhia.
Informações para a imprensa:
Ariane Cordeiro (11) 3185-9932 ariane.cordeiro@fleishman.com.br
Adriana Vera e Silva (11) 3185-9929 adriana.vera@fleishman.com.br
Lia Mara Sacon (11) 3185-9922 liamara.sacon@fleishman.com.br