Veracel Celulose alia inovação e sustentabilidade em sua produção de madeira

Translate this page with Google Translator

Veracel Celulose aposta em inovação e práticas sustentáveis desde o viveiro até a chegada da madeira na fábrica, impulsionando a economia local e ampliando a eficiência e a sustentabilidade de seu manejo florestal

 

A Veracel Celulose tem se destacado por sua combinação inovadora de tecnologia e práticas sustentáveis aplicadas desde suas áreas de viveiro de mudas até as suas florestas de eucalipto. Com isso, a empresa não apenas contribui significativamente para o desenvolvimento da economia local, mas também lidera iniciativas que promovem a eficiência, a sustentabilidade e a inovação no setor florestal.

Em 2022, o Brasil se consolidou como o maior exportador de celulose do mundo, com a produção nacional atingindo 25 milhões de toneladas. Esse desempenho setorial é sustentado por investimentos contínuos em tecnologia e inovação. A Veracel Celulose, por exemplo, investiu cerca de R$20 milhões em transformação digital em toda a empresa em 2023, incluindo mais ferramentas de automação e inteligência artificial em seus processos florestais.

“A inovação é essencial para garantir a competitividade do nosso negócio. Em nosso manejo florestal, utilizamos tecnologia para controlar o ambiente de produção de mudas, monitorar os plantios, garantir a gestão dos insumos e apoiar a tomada de decisão por meio do monitoramento dos principais indicadores operacionais. Além disso, temos um robusto programa de pesquisa florestal que atua desde a análise do solo até a seleção e recomendação dos melhores clones de eucalipto”, destaca Julia Camargo, coordenadora de Inovação e Transformação Digital da Veracel Celulose. “Nos mantemos sempre atualizados sobre as tendências de mercado e estamos sempre implementando ferramentas que fomentem práticas mais sustentáveis, com o objetivo de fortalecer a produtividade a e sustentabilidade das nossas operações”, finaliza.

 

Avanços no Viveiro de Mudas

Como exemplo destas iniciativas, a Veracel acaba de implementar um novo software de monitoramento em seu viveiro de mudas. A novidade monitora as variáveis e os equipamentos que realizam a irrigação, controlam a temperatura e a umidade no processo de produção das mudas, garantindo condições ideais para o desenvolvimento de cada uma.

“Qualquer pequeno desvio de temperatura ou umidade pode trazer impactos significativos,” destaca Rafael Henrique da Silva, coordenador de Produção de Mudas. “Essa inovação nos permite atuar de imediato em caso de problemas, aumentando a eficiência e a qualidade das mudas que se tornarão as florestas da companhia”, destaca o coordenador.

 

Soluções GIS Personalizadas

A Veracel também adota tecnologias GIS (Geographic Information Systems) personalizadas para melhorar a eficiência do manejo florestal. Estas ferramentas permitem a coleta e análise de dados geoespaciais, facilitando a gestão das operações florestais.

“Combinamos diversas ferramentas do ArcGIS Enterprise para criar mapas, aplicativos personalizados e painéis de visualização de dados,” explica Agmeire Marques, Analista Sênior em Geoprocessamento da Veracel. “Essas soluções melhoram a precisão, rapidez e segurança na informação cadastrada, apoiando a tomada de decisões.”

 

Tecnologia na recomendação de plantio

A Veracel também possui a sua ferramenta Verótima, que utiliza advanced analytics, big data e inteligência artificial para analisar inúmeras variáveis, como características das áreas de plantio, histórico climático e de solo. Essa inovação permite definir o clone de eucalipto com melhor desempenho para cada área de plantio, reduzindo a volatilidade da produtividade e os riscos.
A ferramenta é fruto de um projeto multidisciplinar, envolvendo equipes de melhoramento genético, manejo, planejamento florestal e viveiro.

 

Satélites para monitoramento das florestas

Desde 2021, a Veracel monitora suas florestas de eucalipto utilizando inteligência artificial e imagens de satélite. Este sistema identifica anomalias e monitora a infestação de plantas daninhas, proporcionando uma visão espacial que reduz o tempo de resposta das equipes em solo e evita perdas de produtividade.

Com mais de 100 mil hectares de florestas plantadas pela Veracel Celulose e seus parceiros, o monitoramento ajuda a direcionar melhor o trabalho das equipes de campo, garantindo que ocorrências sejam tratadas rapidamente.

 

Uso de Drones

Outro exemplo de tecnologia implementada pela Veracel Celulose é o uso de drones para diversas finalidades, como: monitoramento de estoque de madeira, avaliação de resíduos pós-colheita, declividade das áreas, sobrevivência e sanidade das florestas, além do levantamento da condição das estradas utilizadas para o transporte de madeira e de celulose com a quantificação de buracos. Esta tecnologia, junto com o monitoramento automático de máquinas florestais, melhora a eficiência operacional e a gestão da produção.

A companhia também patenteou o dispenser utilizado em drones para a liberação de inimigos naturais nas plantações de eucalipto da empresa. Esse dispenser libera parasitoides que controlam lagartas-desfolhadoras de eucalipto, mantendo a sustentabilidade das florestas plantadas.

 

 

Saiba mais sobre as operações sustentáveis da Veracel Celulose

Conheça mais iniciativas inovadoras em nosso Relatório de Sustentabilidade

 

Categories

Notícias relacionadas