Ciente da importância da preservação das abelhas, há 17 anos a Veracel Celulose apoia associações de produtores locais, por meio de vários projetos. Sua mais recente iniciativa é a realização de um plano de desenvolvimento estratégico. Feito por uma consultoria especializada, visa a aprimorar as atividades de Apicultura e Meliponicultura na região.
As abelhas e a biodiversidade
A preservação das abelhas é uma questão importante para a conservação ambiental, em nível global. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU), mostram que as abelhas são responsáveis por 73% da polinização das plantas cultivadas. Isso afeta diretamente a manutenção da biodiversidade e a alimentação de seres humanos, pássaros, insetos e outras espécies. Com tamanha importância, as abelhas são animais sensíveis, que sofrem com fenômenos como a poluição e as alterações climáticas. Em 2016, algumas espécies já foram consideradas em risco de extinção pelo United States Fish and Wildlife Service (FWS), órgão ambiental dos EUA.
Estímulo ao desenvolvimento do Sul da Bahia
Ciente dessa situação, a Veracel Celulose vem trabalhando para apoiar toda a cadeia produtiva do mel na região sul da Bahia. “O Sul da Bahia é, historicamente, muito importante nesse segmento. Queremos ajudar a fortalecer essa cadeia para gerar oportunidades e estimular o desenvolvimento local”, afirma Izabel Sousa, Coordenadora de Responsabilidade Social Corporativa da empresa.
A Veracel Celulose apoia a cadeira produtiva do mel em seu território de atuação há 17 anos. Somente em 2020, 158 famílias foram beneficiadas com projetos da empresa para apoiar as associações locais de produtores, e 50 toneladas de mel foram produzidas na região. Reconhecendo a importância da cadeia do mel e para apoiar o seu fortalecimento, em 2021 a companhia contratou uma consultoria especializada que elaborou um plano estratégico para os próximos cinco anos.
Plano estratégico para a cadeia produtiva do mel
O primeiro passo do plano foi um mapeamento completo da cadeia produtiva para a elaboração de um diagnóstico profundo dos desafios e oportunidades desta cadeia produtiva. Entre os eixos definidos no projeto, estão:
- fomento à capacitação técnica dos criadores de abelhas e produtores locais;
- fortalecimento da gestão institucional e da sustentabilidade financeira das organizações de criadores de abelhas;
- incentivo à formalização da atividade;
- disponibilidade dos pastos apícolas, aquisição de conhecimentos, articulação para atuação em redes colaborativas para troca de experiência e busca de alternativas, ferramentas tecnológicas de acompanhamento e monitoramento, entre outras.
Quase duas décadas de apoio à produção de mel no sul da Bahia
“Desde 2005 a Veracel Celulose apoia projetos ligados à cadeia produtiva do mel para famílias dos municípios de Eunápolis, Itabela, Guaratinga, Itagimirim, Belmonte e região. Isso engloba a capacitação dos apicultores, a disponibilização de materiais e insumos, tecnologias apícolas e vestimentas adequadas, além de equipamento para a segurança operacional dos trabalhadores”, ressalta Izabel Bianchi que é a especialista que acompanha diretamente as ações da empresa juntos aos produtores e associações locais.
Entre outras iniciativas, desde 2018 a companhia tem investido na transferência de tecnologia para os apicultores das associações produtoras da região ampliando sua capacidade técnica e a autonomia de coletivos rurais. Em outra frente de ação, a Veracel apoia, desde 2019, um projeto de Meliponicultura, com a comunidade indígena pataxó Aldeia Meio da Mata e com associações de apicultores em Eunápolis e Guaratinga. Também com o suporte da empresa, os apicultores conquistaram seu entreposto de mel em Eunápolis, inaugurado em 2021 onde é realizado o recebimento, o envase e a comercialização do mel e de produtos derivados.