UM CORREDOR PARA MANUTENÇÃO DA VIDA
A RPPN Estação Veracel e o Parque nacional Pau Brasil agora serão conectados por um corredor ecológico.
Um projeto aprovado em 2018, de autoria da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA) e financiado pelo Euroclima+, será colocado em prática incluindo ações de restauração florestal que conectará estas duas áreas.
Esta realização é fruto de uma parceria entre a Veracel, Prefeituras Municipais de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, Parque Nacional do Pau Brasil, Instituto Chico Mendes (ICMBio), Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (SEMA-BA), Movimento de Defesa de Porto Seguro (MDPS), Grupo Ambiental Natureza Bela e Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Mas, afinal, você já ouviu falar em corredor ecológico?
Corredor ecológico é uma faixa de vegetação nativa que liga fragmentos florestais separados, por exemplo, por estradas, agricultura, pecuária e outras atividades.
A implantação deste corredor possibilitará a circulação da fauna entre os fragmentos contribuindo para a conservação da biodiversidade local, diminuindo os efeitos da fragmentação causados pelas mudanças climáticas.
Esta é uma ação importante na luta pela conservação da biodiversidade e o desenvolvimento ambiental na região. A Veracel protege e respeita o ambiente da região onde está inserida, e ações como essas demonstram que estamos no caminho certo na jornada pela preservação ambiental.