Também precisamos preservar os ambientes costeiros e marinho

Translate this page with Google Translator

Qual é o ecossistema de maior produtividade do planeta? Quais espécies de tartarugas mais frequentam a costa do extremo sul da Bahia? 

Tartaruga

 Quantas espécies de corais são registradas nos recifes brasileiros? Qual é o mamífero marinho que ocorre em todos os oceanos do mundo? Qual a importância do ambiente marinho para a preservação ambiental e qual a sua ligação com a Mata Atlântica?

Essas e outras questões sobre o ambiente marinho podem ser esclarecidas durante uma visita a exposição “Se eu fosse uma floresta”, no Terminal Marítimo de Belmonte (TMB), no município de Belmonte (BA), a 690 quilômetros de Salvador.

Com réplicas de baleias jubarte, tartarugas e corais, entre outras espécies, a exposição permite uma reflexão sobre a relação dos diversos elementos que interagem nos ambientes marinho e costeiro, procurando sensibilizar os visitantes para que eles se sintam integrantes da natureza.

Arte aliada à preservação ambiental – Para a coordenadora do Programa de Educação Ambiental da Veracel (PEAV), Virginia Camargos, a exposição “Se eu fosse uma floresta” alia arte a educação na conscientização das pessoas. O objetivo é por meio da arte despertar nas pessoas o amor pelo meio ambiente. “Nós só cuidamos daquilo que amamos, então com certeza, vamos preservá-lo”, analisou Camargos. A exposição está montada no Centro de Visitantes do Terminal Marítimo de Belmonte (TMB).

TMB – O terminal é escoada a produção da Veracel Celulose até o Portocel, no Espírito Santo. Por estar inserido num ambiente costeiro e marinho de grande importância ambiental, são desenvolvidos dois projetos de monitoramento ambiental como o de desova de tartarugas marinhas, em parceria com Projeto Amiga Tartaruga (PAT- Ecosmar) e o de monitoramento de cetáceos na rota da barcaça, em parceria com o Instituto Baleia Jubarte (IBJ).

Desde 2010, o Programa de Educação Ambiental desenvolve atividades no TMB direcionadas a cerca de 300 professores do unicípio de Belmonte. “Com a exposição estamos comemorando o ano internacional das Florestas, decretado pela ONU. A 1ª etapa, ealizada na RPPN Estação Veracel, abordou o bioma Mata Atlântica. Com a etapa do TMB queremos destacar a importância do ambiente costeiro e marinho na preservação ambiental”, disse o diretor de operações da Veracel, Ari Medeiros.

  

Você sabia?

– Que o mangue é um dos ecossistemas de maior produtividade do planeta?

Base das cadeias alimentares aquáticas, o mangue é um verdadeiro berçário de vida: das plantas e outros seres vivos, como larvas e adultos de peixes, caranguejos e mesmo aves e répteis, onde mar e rio se abraçam trocando nutrientes para a vida. É também a principal fonte de alimento para as pessoas que moram na beira do mar.

– Que o nome cientifico da baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) se refere a uma característica que a diferencia das outras espécies de baleias?

De acordo com o Instituto Baleia Jubarte, nesta espécie podemos verificar “grandes asas”, ou seja, grandes nadadeiras peitorais que são realmente muito grandes, principalmente se compararmos com as de outras espécies. Suas nadadeiras podem atingir até 5m de comprimento, um terço do comprimento total de seu corpo. Os adultos desta espécie podem atingir até 16m de comprimento e pesar até 40 toneladas. Apesar deste tamanho todo são dóceis, curiosas e nadam suavemente.

– Que as espécies de tartarugas marinhas são registradas na região do TMB?

De acordo com dados da PAT Ecosmar, a espécie que mais desova no TMB é a tartaruga-de-papo-amarelo (Caretta caretta). A espécie mais rara que já foi encontrada desovando na praia 650m do píer é a tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Todas ameaçadas de extinção, reforçando assim a importância do monitoramento ambiental desenvolvido na área.

 Exposição "Se eu fosse uma floresta"

O exposição está sendo promovida pela Veracel Celulose em  comemoração ao Ano Internacional das Florestas.

A 1ª edição, realizada de maio a outubro na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel, contou com a visita de mais de 2.600 pessoas.

A edição no TMB conta com o apoio da empresa Árvore da Vida, do IBJ, da PAT-Ecosmar, do Instituto Mãe Terra, do Projeto Coral Vivo e do Movimento de Defesa de Porto Seguro.

Agende a visita de seu grupo através do e-mail estacaoveracel@ veracel.com.br ou telefone (73) 2105-5701 e aprenda mais sobre Mata Atlântica, ambientes costeiro e marinho e ajude a preservar o meio ambiente.

Categories

Notícias relacionadas