A alimentação saudável tem que ser cara? Como deve ser a higienização correta dos alimentos? Cascas dos alimentos vão para o lixo? O Programa Cozinha Brasil responde estas e outras questões.
De 30/05 e 04/06, a cozinha móvel do Programa atendeu ao distrito de Veracruz, em Porto Seguro. De 06 a 09/06 é a vez da comunidade de Santa Cruz Cabrália, abrindo a segunda rodada dos cursos na Costa do Descobrimento. A parceria a Veracel Celulose, SESI e prefeituras vai beneficiar 120 alunos/município com a possibilidade de aprenderem receitas saudáveis e de baixo custo. Até o mês de novembro, a expectativa é de atender aos dez municípios da área de atuação da Veracel.
A nutricionista Maria de Lourdes Neta, uma das instrutoras do Cozinha Brasil, destaca que o objetivo do curso é orientar as pessoas na alimentação, aproveitando de forma integral o que eles já têm em casa. “Cascas de verduras e frutas que muitas vezes as pessoas jogam fora, podem ser mais bem aproveitadas. Não quer dizer que têm que descascar e fazer uma receita com aquela casca, mas manter as cascas, principalmente, nas verduras quando elas forem cozidas”, orienta a nutricionista.
A maioria dos participantes do programa são donas de casa que buscam aprender sobre uma alimentação mais saudável, mas há a participação de homens, como Alberto Oliveira, de 41 anos, que decidiu participar do curso para ampliar suas oportunidades de trabalho. “Além de aprender sobre os alimentos, é para arrumar uma oportunidade de emprego melhor”, explica Oliveira.
Além das aulas presenciais para os inscritos, as dicas e receitas do curso também serão disponibilizadas em diversas rádios locais, no programete Ação e Cidadania da Veracel, ou no site da empresa, no podcast. Essa iniciativa visa ampliar o acesso às informações sobre alimentação saudável ao público interessado.