Seminário Gestão Integrada de Território – aprendizado e sinergias, realizado em comemoração aos 21 anos da empresa, no dia 02 de agosto, no Centro de Convenções do Senac em Porto Seguro/BA.
“Se pudéssemos resumir este evento em uma só palavra, esta seria: Diálogo. Nesses 21 anos de operações, este foi um dos pontos em que mais nos desenvolvemos, melhorando a nossa relação com a sociedade e com as comunidades em que atuamos. Diversos temas foram discutidos, mas todos estavam intrinsecamente relacionas ao diálogo. Ele é a base de todos os caminhos que percorremos e tem sido um facilitador para a promoção de políticas públicas aqui na região”,, disse Antonio Sergio Alipio, diretor presidente da Veracel Celoluse no encerramento do Seminário Gestão Integrada de Território – aprendizado e sinergias, realizado em comemoração aos 21 anos da empresa, no dia 02 de agosto, no Centro de Convenções do Senac em Porto Seguro/BA.
O evento procurou trazer para o público exemplos e o conceito a gestão integrada de território e a promoção do desenvolvimento sustentável do Extremo Sul da Bahia. Representantes de ONGs, Poder Público Estadual e Municipal, Sindicatos, Movimentos Sociais e empresas privadas compartilharam diferentes visões sobre iniciativas socioambientais em prol de região.
Base Comunitária de Segurança – Na ocasião foi assinado o convênio para a construção de uma Base Comunitária de Segurança (BSC), no bairro Frey Calixto (conhecido como Baianão), em Porto Seguro. A construção da BSC é uma parceria público-privada entre o Governo do Estado e as empresas Veracel Celulose, JSL, BRA Logística, Andritz, Expresso Brasileiro, Eka Bahia e a associação Proden. De acordo com o Secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Maurício Barbosa, a construção dessa base vai trazer uma estrutura de prevenção à violência para o município. “A falta de segurança é uma realidade que estamos combatendo na Bahia. Esse é um projeto que desenvolvemos em outros municípios, e a proposta tem dado certo”, explicou o secretário. Este momento solene ocorreu na abertura do evento e teve como testemunhas, além do secretário estadual de Segurança, Maurício Teles Barbosa; o Superintendente de Prevenção à Violencia Zeliomar Almeida Volta, o Comandante Geral da PMBA Coronel Alfredo Braga Castro e o delegado-geral da Polícia Civil na Bahia, Hélio Jorge Paixão, dentre outras autoridades ligadas à área de Segurança Pública do Estado.
Meio Ambiente – O primeiro painel do Seminário Gestão Integrada tratou sobre questões ambientais, com a apresentação do Monitoramento Independente da Cobertura Florestal das Bacias Setentrionais do Extremo Sul da Bahia, pesquisa realizada pelo Instituto BioAtlântica (IBio), pelo Econamfi e pelo Laboratório de Ecologia da Paisagem e Conservação (LEPaC/USP), com a colaboração do Laboratório de Ecologia Espacial e Conservação (LEEC/UNESP), com o patrocínio da Veracel Celulose.
O estudo permitirá uma melhor compreensão das mudanças no uso no solo e na cobertura vegetal de uma região extensa e de extrema importância para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica. “O fato mais importante é a disponibilização pública do resultado do estudo. Há mais de 15 anos trabalho em projetos assim e nunca tivemos uma oportunidade de compartilhar com a sociedade informações tão significativas para o planejamento territorial”, destacou Milton Cezar Ribeiro, pesquisador representante do consorcio executor do Monitoramento.
Inclusão Socioprodutiva – Esse foi o tema do segundo painel do Seminário, que teve como foco principal a agriculturafamiliar, com a avaliação de iniciativas viáveis para a implantação de projetos e parcerias que resultem numa maior inclusão social. O coordenador da Casa Civil, Fábio Freitas, falou sobre o Pacto Social para o Desenvolvimento da Costa do Descobrimento, com o qual o Governo do Estado da Bahia e a Veracel Celulose investirão 25% do valor do total de créditos acumulados anualmente pela empresa. A empresa abrirá mão destes recursos para favorecer projetos socioambientais, de infraestrutura e de inclusão produtiva.
Segundo o diretor presidente da Veracel, Antonio Sergio Alipio, a comemoração dos 21 anos marca o lançamento do edital para seleção de projetos que serão beneficiados pelo Pacto, assinado em 2011. “São elegíveis projetos que beneficiem a agricultura familiar”, ressaltou Alipio.
De acordo com o diretor estadual da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Bahia (FETAG), Tico Lisboa, este foi um importante momento de diálogo entre os representantes de diversos setores. “Sempre defendemos pontos de vistas diferentes, mas esse foi um momento de sentar todo mundo junto, sem briga e sem ‘guerra’, e entendermos que o diálogo é o melhor caminho para a resolução de problemas”, afirmou Lisboa.
Comunidades tradicionais – O último painel do Seminário contou com a participação do Cacique Aruã, da Aldeia Indígena Pataxó de Coroa Vermelha (Santa Cruz Cabrália), como representante da Federação Indígena do Extremo Sul da Bahia e de Iane Rodrigues Petrovich, do Instituto Tribo Jovem, que apresentaram dados sobre a violência contra as crianças em adolescentes indígenas, apresentando os resultados de denúncias após a implantação do Território de Proteção em aldeias indígenas da região. “O número de denúncias aumentou graças a esse importante trabalho. É uma realidade difícil, mas faz parte desse trabalho de proteção das nossas crianças e adolescentes”, ressaltou Aruã.
O evento de comemoração dos 21 anos da Veracel contou ainda com a Mostra de Iniciativas Socioprodutivas, que esteve aberta ao público em geral. Em um cenário rústico e especialmente decorado para receber os produtos das comunidades, foi possível conferir o resultado de projetos que contam com o apoio da empresa. Iniciativas de produção artesanal, agricultura familiar, uso múltiplo do eucalipto e de preservação ambiental.
Também estiveram presentes: James Correia, secretário estadual de Indústria, Comércio e Mineração; Ayala Rocha, assessora da Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Mineração; Emilson Piau, diretor da Secretaria de Relações Institucionais; Luiz Antônio Ferraro Júnior, Superintendente de Estudos Pesquisas Ambientais SEMA; Ernesto Reis, chefe da Divisão de Auisição de Terras do INCRA; Marcos Antonio Silva Nery, Superintendente Regional do INCRA; Paulo Cesar Lisboa, secretário de Relações Institucionais; Wilson Andrade, diretor executivo da Associação Baiana de Empresas de Base Florestal; Zeliomar Almeida Volta, da Secretaria de Segurança Pública; Eduardo Figueiredo, do Instituto BioAtlântica (IBio) e Jean Francois Timmers, gerente de Políticas Públicas da CI Brasil.