A Veracel Celulose recebe o prêmio Desempenho Ambiental 2012, oferecido pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), na modalidade Educação Ambiental, com a exposição itinerante “Se eu fosse uma floresta”.
A exposição foi lançada em maio de 2011, em comemoração ao Ano Internacional das Florestas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Este é o terceiro ano que a Veracel recebe o prêmio FIEB de Desempenho Ambiental. Em 2002, ganhou na categoria Gestão Ambiental, com o projeto Mata Atlântica; em 2011 foram dois prêmios: na categoria Produção mais limpa e na categoria Educação Ambiental e, em 2012, novamente na categoria Educação Ambiental, desta vez, com um projeto especial. “Esse é um importante reconhecimento do trabalho sistemático de gestão ambiental que a empresa vem realizando, aliado a iniciativas de preservação, pesquisa e educação ambiental”, disse Renato Carneiro, gerente de Sustentabilidade da Veracel.
Para Lélio Costa e Silva, diretor da Árvore da Vida Consultoria, empresa parceira da Veracel na exposição, a premiação deste ano é mais uma confirmação da eficácia e efetividade do Programa de Educação Ambiental da Veracel (PEAV). “Um movimento cultural e educativo cuja metodologia baseia-se em uma continuidade de atividades identificando elementos que demandam urgente preservação, estimulando a brasilidade e o protagonismo de cada participante, principalmente de educadores e alunos – ações essenciais na construção da sua identidade. Parabéns a todos nós”, comemorou Silva.
Desempenho Ambiental – O prêmio Desempenho Ambiental da FIEB busca reconhecer, anualmente, as indústrias baianas que desenvolveram os melhores projetos de redução de danos ao meio ambiente. São três modalidades de premiação: Produção Mais Limpa, Projetos Cooperativos de Responsabilidade Socioambiental e Educação Ambiental. Em 2012, na 10ª edição do prêmio, oito empresas concorreram ao prêmio, além da Veracel as empresas Braskem, Deten Química e Salve Terra também foram às vencedoras nesta edição do prêmio.
Se eu fosse uma floresta – “Nossa idéia é lançar a cada dois anos uma exposição de Educação Ambiental, sempre referente ao tema do ano sugerido pela ONU”, explicou Virginia Camargos, coordenadora do Programa de Educação Ambiental da Veracel (PEAV).
Em 2011, a exposição foi montada inicialmente na RPPN Estação Veracel, em Porto Seguro, recebendo mais de 2.700 visitantes em sete meses de exposição. Em novembro, foi transferida para o Terminal Marítimo de Belmonte (TMB), onde ainda permanece aberta ao público. Nessa fase, a exposição contempla questões dos ambientes costeiros e marinho, com réplicas de animais marinhos e cenários que representam o ambiente costeiro. “Procuramos sensibilizar as pessoas sobre a importância da preservação ambiental utilizando a arte”, disse a bióloga Ligia Mendes, especialista em Educação Ambiental da Veracel.
A partir do dia 21 de setembro, em comemoração ao Dia da Árvore, a exposição será lançada no Núcleo Florestal da Veracel, em Eunápolis. “Nesta terceira edição, nosso foco principal volta a ser a mata nativa, já que estaremos num município do interior. Será basicamente a mesma exposição da RPPN Estação Veracel, com alguns elementos novos”, fez segredo a bióloga Lígia Mendes, responsável pela RPPN Estação Veracel.
A “Se eu fosse uma floresta” convida o público para uma a reflexão sobre a importância da floresta, por meio de esculturas e cenários interativos, o visitante é estimulado a pensar sobre a realidade da fauna e flora nativas. Réplicas de animais, plantas e pessoas criam um ambiente adequado para o uso didático, apresentando conceitos e orientações básicas de preservação ambiental.
A exposição é uma realização da Veracel Celulose em parceria com a consultoria Árvore da Vida, da ONG Movimento em Defesa de Porto Seguro (MDPS), do Instituto Mãe Terra, do Instituto Baleia Jubarte (IBJ), do PAT-Ecosmar e do Projeto Coral Vivo.