Nossa participação no MAPS Fórum 2021 em discussões sobre práticas regenerativas bem-sucedidas

Translate this page with Google Translator

MAPS Fórum 2021

Nossosrepresentantes das áreas de Meio Ambiente e Responsabilidade Social estarão presentes nas discussões sobre restauração e projetos de responsabilidade social no MAPS Fórum 2021.

Será um evento online que será transmitido a partir das 19h nos dias 14, 15 e 16 deste mês nas plataformas digitais da organizadora, a MAPS Projetos Sustentáveis.

O evento conta com 17 painelistas entre pensadores, escritores, pesquisadores, lideranças comunitárias e organizações que atuam em prol do meio ambiente e da sociedade para conversas sobre as melhores práticas ambientais e ações reais que fazem a diferença em seus territórios de atuação.

As inscrições para o evento estão disponíveis pelo link da plataforma Sympla até esta segunda-feira (13).

O valor da participação é de 50 reais, que podem ser parcelados em 12 vezes.

“A renda arrecadada irá para ações socioambientais na comunidade da vila de Santo André (BA), que foi afetada economicamente pela pandemia com a paralisação das atividades do turismo convencional”, explica Carla Mott Ancona, empreendedora social e organizadora do fórum.

Sobre o evento

Um dos temas centrais do Fórum deste ano será sobre Restauração e Regeneração.

Estas são palavras sinônimas recorrentes na conversa de grupos que, em diferentes partes do Brasil, têm em comum a adoção de diversas práticas que vêm beneficiando os seres vivos como um todo, ao mesmo tempo que promovem a conservação e a melhoria do meio ambiente local.

O termo regeneração, que por muito tempo estava identificado à agricultura, avançou para o turismo, as comunidades e as grandes empresas que buscam atrelar seus negócios ao índice ESG (responsabilidade social, ambiental e de governança).

A nova tendência, que se fortalece com a perspectiva mundial de se promover cada vez mais a economia verde, já dita as formas de se incentivar o desenvolvimento socioeconômico e a conservação ambiental de uma localidade, deixando-a melhor agora nos seus aspectos econômicos, sociais e culturais. 

“Para a Veracel é muito importante estarmos presentes em um fórum como o MAPS juntamente com diversos especialistas que atuam efetivamente em prol do meio ambiente. As práticas regenerativas já fazem parte das ações da Veracel e este espaço de troca será muito bem-vindo para que possamos cada vez mais ampliar nossa atuação efetiva tanto no campo ambiental quanto no social, atuando de acordo com nosso propósito como empresa e sendo um agente de transformação real de nosso território”, destaca Izabel Sousa, nossa especialista de Responsabilidade Social.

O Fórum contará com a abertura do ativista e líder Ailton Krenak, iniciando a programação (14/09) com o primeiro bloco temático, Interser, um conceito criado pelo mestre budista vietnamita Thich Nhat Hanh, que trata da interdependência e coexistência de todos os seres do planeta.

Além de Krenak, participam a Monja Waho, que promove meditações em espaços públicos na cidade de São Paulo, Emmanuel Khodja, coordenador da Gaia Education no Brasil e fundador da ecovila Terra Una (MG), e o engenheiro agrônomo Walter Steenbock, analista do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pesquisador de sistemas agroflorestais que trabalha com a recuperação de ecossistemas e com a regeneração para produção de alimentos.

No segundo dia (15/09), em Comunidades e empresas que regeneram, participam Tania Cosentino, presidente da Microsoft Brasil; Luiz Tapia, gerente de Meio Ambiente da Veracel; Lia Andrade, líder da comunidade Vila Nova Esperança, uma das favelas mais verdes do Brasil; Fabio Beneduce, especialista em energias renováveis e coordenador do Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado (Iteva), do Ceará e o jornalista Rodrigo Cunha, do Humano de Negócios.

No último dia (16/09), Regeneração já! terá início com José Fernando Rebello, cofundador do Centro de Pesquisa em Agricultura Sintrópica (Cepeas) e coautor do livro Agricultura sintrópica segundo Ernst Götsch, e o permacultor Bento Cruz.

Em seguida, representantes de iniciativas no sul da Bahia vão contar como suas ações estão impactando as comunidades e o meio ambiente, que são:

– Projeto Colmeia da vila de Santo André;

– Projeto Maré, de proteção às tartarugas e restinga;

– Amasa (Associação de Moradores Amigos de Santo André).

Também será apresentado o novo Projeto Arimuguê, de agricultura familiar/regenerativa e meliponicultura.

Já a nossa especialista em Responsabilidade Social, Izabel Sousa, falará das ações realizadas por nós.

A mediação será da jornalista Lea Penteado, vice-presidente do Conselho de Turismo de Santa Cruz Cabrália.

Sobre a MAPS:

A MAPS acredita que a atividade humana deve andar de mãos dadas com a natureza para salvaguardar as condições de vida no planeta.

Para isso, empresas e instituições necessitam de consultoria especializada para implementações de processos que aliem ganhos a práticas sustentáveis e regenerativas.

A agência de projetos e design em sustentabilidade trabalha seguindo os 17 ODS da ONU e realiza cursos e treinamentos de capacitação, emite certificações, promove ações socioambientais em comunidades no sul da Bahia e incentiva o turismo regenerativo. 

A MAPS faz parte do  Future of Tourism e da Positive Impact, organizações que defendem o mercado de turismo e eventos cada vez mais regenerativo.

Categories

Notícias relacionadas