Foi inaugurado hoje (10) em Eunápolis (BA) o Entreposto de Beneficiamento de Produtos das Abelhas do Território Costa do Descobrimento.
Um estabelecimento destinado ao recebimento, classificação e industrialização do mel e seus derivados, oriundos dos produtores locais.
A inauguração do empreendimento é resultado da captação de recursos da Associação dos Apicultores de Eunápolis (ASOAP) junto ao Governo do Estado da Bahia e proporcionará maior estrutura aos negócios dos apicultores da região.
Fomos uma das apoiadoras do projeto de construção do Entreposto, inclusive com a cessão do espaço onde foi construído.
Desenvolvimento para a região
Para apoiar a ASOAP na construção do Entreposto, a realizamos a cessão em comodato de área de 2.000m² para a construção do espaço.
Além disso, aportamos recursos para apoiar a inauguração da obra, financiamos a instação de câmeras de segurança e a construção do poço artesiano do estabelecimento, realizamos a doação de recursos para o capital de giro e início da produção.
Ainda promovemos uma parceria com o SEBRAE para a capacitação dos apicultores em associativismo, cooperativismo e na elaboração de um Plano de Negócios para o empreendimento.
“A inauguração do Entreposto de Mel em Eunápolis é uma conquista muito importante para a comunidade e para os apicultores da região Sul da Bahia e uma etapa importante na consolidação da atividade na região. Com instalações adequadas para processar o produto e alcançar melhores preços, os apicultores das associações comunitárias terão seu negócio ainda mais valorizado e poderão ampliar esta importante fonte de renda na região” destaca Renato Carneiro, nosso diretor de Sustentabilidade e Relações Corporativas.
“Ficamos muito contentes em poder participar deste momento e celebrar juntamente com a ASOAP e o Governo do Estado da Bahia esta vitória da comunidade e importante passo para ampliar a geração de renda das associações de apicultores da Costa do Descobrimento”, destaca ainda Renato.
Apoio Veracel
A Veracel organiza e apoia, desde 2005, projetos de apicultura para famílias dos municípios de Eunápolis, Itabela, Guaratinga, Itagimirim e Belmonte.
Investimos na capacitação dos apicultores participantes, com a doação de materiais, insumos, tecnologia e vestimentas adequadas, além da disponibilização dos materiais que proporcionam segurança operacional para os trabalhadores florestais (treinamentos e disponibilização de mapas de georreferenciamentos de apiários das associações).
Com uma rede de parceiros, também apoiamos a criação das associações de produtores e orientamos para a gestão profissional do negócio.
Somente em 2020, foram produzidas 87 toneladas de mel e 158 famílias foram beneficiadas por esses projetos.
Temos investido em melhorias na reprodução das abelhas-rainha desde 2018. A transferência da tecnologia da empresa para os apicultores das associações parceiras amplia a capacidade técnica e também a autonomia de coletivos rurais.
Com as capacitações organizadas por nós, os apicultores também ampliam seus conhecimentos para o manejo respeitoso e sustentável das colméias.
Em 2019, lançamos um projeto de meliponicultura, que consiste na criação de abelhas sem ferrão, com a comunidade indígena pataxó Aldeia Meio da Mata e com associações de apicultores em Eunápolis e Guaratinga.
Contando com a parceira técnica da DVM Consultoria Apícola, disponibilizamos kits apícolas e oferecemos capacitação para o manuseio e a produção de mel orgânico de abelhas da espécie uruçu amarela (Melipona mandury).
Um dos aspectos mais vantajosos desse processo com abelhas sem ferrão é que ele pode ser feito de maneira segura nos quintais das casas, contribuindo para a disseminação da atividade entre os produtores.
Os trabalhadores que participam da iniciativa podem dividir os enxames em três ou quatro vezes ao ano, sendo que cada enxame equivale a um salário mínimo.