Em sua terceira parada, a exposição itinerante “Se eu fosse uma floresta” chega à Eunápolis na primeira semana da primavera. A exposição faz parte das atividade do Programa de Educação Ambiental da Veracel (PEAV) e já passou pela RPPN Estação Veracel
. O público é convidado a fazer uma reflexão sobre a importância da floresta na vida de cada pessoa. De forma didática e dinâmica, conceitos e orientações básicas de preservação ambiental são apresentados aos visitantes e por meio de réplicas de animais, plantas e pessoas eles são estimulados a pensarem sobre sua própria atitude com o meio ambiente. A visita a exposição é feita em grupos e conta com monitores para enriquecer a experiência. O atendimento é gratuito mas precisa ser agendado com antecedência.
A cada montagem novidades são incorporadas ao cenário. Nesta edição foram acrescentadas réplicas de espécies de árvores nativas do Sul e Extremo Sul da Bahia, que estão em processo de extinção. De acordo com Lélio Costa e Silva, consultor de Educação Ambiental da empresa Árvore da Vida, a arte é uma ferramenta de sensibilização dos visitantes. “Todos nós fazemos parte de um mesmo ambiente e é através do respeito a estes elementos que permitimos a continuidade da vida no planeta”, explicou Silva.
“Educação é a base de tudo. É através dela que ensinamos os nossos filhos a importância de ações conscientes que podem mudar o mundo”, afirmou o gerente de compras de terras da Veracel Wellington Rezende, durante a abertura oficial da Exposição “Se eu fosse uma floresta”, no ultimo dia 21/09 no Núcleo Florestal da Veracel em Eunápolis. O evento que teve como data de lançamento o Dia da Árvore, contou com a presença de colaboradores da empresa e seus familiares que são de diversos municípios da área de atuação da Veracel. “Fiz questão de trazer os meus quatro filhos para participar. Trabalho numa empresa que respeita o meio ambiente e sei da importância disto. Quero que eles também saibam”, afirmou Josenilda Rosalino Neto, colaboradora do Núcleo Florestal da Veracel.
Na oportunidade foi compartilhada com toda a equipe de colaboradores e parceiros engajados na exposição, a conquista do 10º Prêmio FIEB Desempenho Ambiental, categoria Educação Ambiental, por meio da entrega simbólica da estatueta ao grupo. A premiação oficial ocorreu em agosto na cidade de Salvador e agora pode ser comemorada localmente com todos os envolvidos e seus familiares.
A exposição que é uma realização da Veracel Celulose em parceria com a consultoria Árvore da Vida e do Instituto Mãe Terra. Para agendar a visita de seu grupo a exposição “Se eu fosse uma floresta”, basta entrar em contato pelo telefone: (73) 2105-5700 ou pelo email: estacaoveracel@veracel.com.br