Três mil e cinquenta kits escolares foram entregues aos estudantes de 17 aldeias indígenas da área de atuação da Veracel.
Há quatro anos a empresa faz a distribuição dos materiais escolares, atendendo a solicitação das próprias comunidades e como forma de reduzir a evasão escolas nas indígenas.
Os demais kits estão sendo entregues às outras 16 aldeias sediadas na área de atuação da Veracel. De acordo com Eliane Anjos, gerente de Sustentabilidade da Veracel, patrocinar projetos na área de Educação é uma das prioridades da empresa, visando a melhoria constante das comunidades da região. “Muitas vezes, na simplicidade das atitudes e da forma de ver as coisas, podemos obter grandes resultados”, concluiu Anjos. Além destes materiais, a empresa apóia a construção de estruturas educacionais e em projetos de proteção e promoção da cidadania.
Relacionamento com a comunidade indígena
São cerca de 15 mil índios na área de atuação da Veracel. Doze aldeias estão sediadas dentro da faixa de 10 km da costa, onde a Veracel não planta eucalipto, mas mantém exclusivamente áreas de proteção ambiental.
Seis comunidades estão próximas ao plantio comercial, mas recebem informações sobre as atividades de manutenção florestal. A Veracel mantém relacionamento sistemático com estas comunidades tradicionais, por meio de convênios ou de ações sob total conhecimento e anuência das autoridades brasileiras. Independente da situação legal das terras indígenas nos municipios onde a Veracel atua, a empresa conhece, respeita e contribui para as causas indígenas.
Os municípios onde a Veracel atua são: Eunápolis, Belmonte, Porto Seguro, Itagimirim, Itapebi, Canavieiras, Santa Cruz Cabrália, Mascote, Itabela e Guaratinga.
Na área de atuação da Veracel, no Sul da Bahia, existem 17 aldeias indígenas. Três da etnia Tupinambá e 14 Pataxó. São elas:
1 – Jitai – não demarcada*
2 – Guaxuma – não demarcada
3 – Pé do Monte – reserva oficial **
4 – Boca da Mata – reserva oficial
5 – Meio da Mata – reserva oficial
6 – Barra Velha – reserva oficial
7 – Aldeia Velha – processo final de demarcação
8 – Juerana – não demarcada
9 – Arueira – não demarcada
10 – Agricultura – não demarcada
11 – Coroa Vermelha – reserva oficial
12 – Nova Coroa – não demarcada
13 – Mata Medonha – reserva oficial
14 – Patiburi – em processo de demarcação (etnia Tupinambá)
15 – Encanto da Patioba – não demarcado (etnia Tupinambá)
16 – Jaqueira – reserva oficial
17 – Vereme – não demarcado (etnia Tupinambá)
*Não demarcada – não reconhecidas oficialmente
**Reserva oficial – reconhecida pelo Governo Federal do Brasil