Somos uma das cinco Melhores Empresas para Trabalhar do estado da Bahia.
O ranking, elaborado pela Great Place To Work (GPTW), consultoria global que avalia e certifica ambientes de trabalho em mais de 60 países, foi divulgado hoje.
Fomos classificados na 4ª posição, avançando nove colocações em comparação com a classificação do ranking em 2020.
“São as pessoas que movem as empresas para o futuro, por isso não existe nada mais valioso para uma companhia do que ser valorizada por suas equipes e sentir que a cultura corporativa proporciona um ambiente respeitoso e motivador para a atuação de seus times”, destaca Dienane Brandão, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Veracel Celulose.
“O diagnóstico de clima organizacional vem sendo fundamental para nos apontar os caminhos a serem seguidos, fortalecendo nossa cultura baseada no diálogo, transparência e convívio com a sociedade da qual fazemos parte. Estar na lista das melhores empresas para se trabalhar é um reconhecimento das ações que estamos desenvolvendo e demonstra que a Veracel é uma companhia responsável dentre o grupo seleto de empresas que têm as pessoas no centro de suas decisões, fato que colabora para a atração de talentos e para o desenvolvimento destes dentro de nossa organização”, ressalta ainda Dienane.
Selo GPTW
O processo de avaliação é composto por duas etapas, que impactam na etapa final.
A metodologia consiste em uma pesquisa com os colaboradores, que tem um peso de 67%, e uma avaliação das práticas culturais de cada empresa, que equivale a 33% de todo o estudo.
Para participar da lista de melhores empresas para trabalhar na Bahia, a organização precisava ter, no mínimo, 30 funcionários e ter um CNPJ registrado no estado.
A 8ª edição do ranking na Bahia contou com 39 empresas inscritas, representando 7.595 funcionários. A Veracel conta com mais de 3 mil colaboradores, sendo 813 próprios e 2.328 tercerizados.
Na Veracel
Entre as ações que se destacam aqui na Veracel está o Ciclo de Gente, um processo um robusto de gestão e liderança, que visa a fomentar a cultura de dar e receber feedback em todos os níveis.
Além disso, desde o ano passado, adaptamos diversas atividades, devido à necessidade de distanciamento social.
Mas mantivemos o foco no diálogo interno, por meio do fortalecimento do preparo de nossos gestores para compartilharem com seus colaboradores os temas estratégicos.
Também foi dada ênfase à realização de eventos à distância e de uma live semanal do nosso diretor-presidente, um evento com espaço para interação, esclarecimento de dúvidas e envio de sugestões.
O programa de qualidade de vida também foi remodelado e lançado novamente em 2021, tendo em vista as mudanças que a pandemia trouxe para toda a sociedade.
Com diversas ações mapeadas para apoiar nossos colaboradores na busca por equilíbrio entre saúde física e emocional e também para a adoação de hábitos saudáveis, a ampliamos ainda nosso canal de atendimento emocional exclusivo para colaboradores e familiares, chamado “Conte Comigo”.
O atendimento é sigiloso, realizado por psicólogos especializados e está disponível das 8h às 22h, todos os dias da semana, inclusive via WhatsApp.
Desde o início da pandemia, nossa atuação também se destaca pela agilidade e pela eficiência em orientar e proteger nossos colaboradores.
Fomos uma das pioneiras do setor a alterar as rotinas de trabalho, contemplando todas as suas áreas.
Vale destacar que o setor de celulose, por seu papel fundamental no combate aos efeitos da disseminação da Covid-19, seguiu operando sem interrupções durante a quarentena.