Crianças de Itagimirim descobrem as riquezas da Mata Atlântica
Trinta e oito crianças da rede pública do município de Itagimirim (BA) participaram da programação de Educação Ambiental oferecida pela Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel.
Os estudantes se integraram com a natureza, participando de atividades de educação ambiental, assistindo a uma palestra sobre as atividades de pesquisa, proteção ambiental e de educação desenvolvidas na RPPN e realizaram uma trilha no meio da Mata Atlântica.
Durante a trilha, a equipe de educadores da Estação Veracel apresentou aos estudantes espécies da flora da Mata Atlântica como a palmeira Jussara (Euterpe edulis) e o cipó Escada de Macaco (Bauhinia sp), espécies existentes na mata da Estação, que estão ameaçadas de extinção.
Outra espécie que despertou muito a curiosidade dos visitantes foi a Patioba, cuja folha era usada como uma forma de comunicação pelos indígenas. Quando se bate com um pedaço de madeira na base de folha ela emite um som que pode ser ouvido a uma distância de até quatro quilômetros. “Era o celular dos índios”, brincou a educadora Priscila Gomes Ribeiro.
Durante a trilha os visitantes ainda cruzaram a ponte suspensa e participaram de dinâmicas no meio da mata. “Gostei muito de participar, aprendi a identificar uma árvore, vou contar tudo que aprendi aqui”, disse a estudante Michelle Calixto.
A RPPN Estação Veracel possui 6.069 hectares de Mata Atlântica protegidos por meio de diversos cuidados que estão descritos no documento conhecido como plano de manejo. “As atividades de pesquisa são a base para as atividades de educação ambiental que desenvolvemos aqui. Através da educação ambiental nós traduzimos para a comunidade os resultados das atividades científicas, tornando também a comunidade multiplicadora e, assim, parte integrante deste trabalho”, explicou a bióloga Lígia Mendes.