Empresa organiza várias ações internas para apoiar, orientar e engajar os colaboradores.
Iniciativas fazem parte do conjunto de ações coletivas integradas para contribuir com a sociedade no combate aos efeitos da disseminação do vírus.
Dentro de seu compromisso essencial com as pessoas, a Veracel Celulose realizou uma série de inovações e adaptações nas rotinas de trabalho para garantir a segurança dos funcionários diante dos desafios da pandemia do novo coronavírus. O propósito da empresa de ser responsável, inspirar as pessoas e valorizar a vida foi a base utilizada para desenhar cada uma dessas iniciativas, que começaram a ser implementadas assim que a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou a pandemia global pelo coronavírus, em 11 de março. “Nosso maior ativo são as pessoas. Por isso, as adaptações para trazer maior conforto, bem-estar e segurança aos colaboradores foram construídas de maneira genuína e rápida”, afirma Andreas Birmoser, diretor presidente da Veracel.
A Veracel foi uma das pioneiras do setor a alterar suas rotinas, contemplando todas as áreas da empresa, tanto as administrativas quanto as linhas de produção. O setor de celulose, por seu papel fundamental no combate aos efeitos da disseminação da Covid-19, segue operando durante a quarentena. A empresa mantém mais de 3 mil postos de trabalho, sendo 732 próprios e 2.459 em empresas parceiras.
As iniciativas implementadas têm por objetivo apoiar, orientar e engajar os colaboradores nesse período e estão inseridas dentro de um conjunto integrado de ações da Veracel. A companhia engajou um grupo de parceiros que inclui outras empresas, autoridades, universidades e organizações sociais e estabeleceu um conjunto de medidas para apoiar a sociedade no combate à pandemia. Essas ações externas estão voltadas para as comunidades, especialmente as mais vulneráveis, da área de atuação da empresa e fazem parte do cuidado da Veracel com a região onde atua, a Costa do Descobrimento, na Bahia, além de abranger também outras regiões do estado.
O diretor presidente ressalta que a Veracel sempre esteve em contato constante com os parceiros locais no apoio à comunidades. “Neste momento, ampliamos o escopo de atuação, com ajuda humanitária, entregando cestas básicas e doando itens de saúde e higiene pessoal, como hipoclorito de sódio, máscaras caseiras produzidas por costureiras locais e álcool em gel. Essas ações foram necessárias no curtíssimo prazo”, afirma Birmoser.
A empresa realizou ainda uma parceria com a Suzano e com o governo do estado da Bahia para a construção de um hospital de campanha na cidade de Teixeira de Freitas, que terá 20 leitos de UTI e receberá 20 respiradores doados. A operação do hospital será do governo estadual.
Mais do que apenas divulgar informações sobre o novo coronavírus, a Veracel está utilizando seus canais de comunicação com foco educativo para engajar seu público interno em atitudes seguras para prevenção ao vírus. Todas as ações internas são conectadas com ações externas. “Tem sido essencial estar mais próximo das pessoas. E a comunicação é fundamental para engajar, alcançar maior aproximação e para fortalecer o cuidado genuíno com todos, colaboradores e sociedade”, afirma o diretor presidente. A comunicação foi a estratégia utilizada para garantir o bom desempenho das novas iniciativas, pois foi preciso introduzir várias mudanças e novas rotinas em curto tempo.
Dentro desse contexto de engajamento, foi criada a campanha interna #Assimémaisseguro, com o princípio de compartilhar e disseminar informações sobre proteção e prevenção. A campanha inclui uma série de materiais como cartilhas, sinalização nos ambientes internos da empresa e nos veículos utilizados para o transporte dos funcionários. Inclui também o compartilhamento de vídeos e conteúdo de orientação em canais de comunicação online como o whatsapp.
Todas as ações implementadas contam com o engajamento de lideranças e equipes, o que tem fortalecido o diálogo interno, mesmo à distância. “Aumentamos o número de conversas com as equipes”, comenta o diretor presidente. Ele próprio tem feito lives semanais com os gerentes e sua live mensal – com a participação de todos os colaboradores da empresa – está sendo mantida e foi adaptada com a ampliação de pontos presenciais de participação, a fim de evitar a aglomeração das pessoas que continuam nas operações florestais e industriais.
Um exemplo de adaptação à pandemia se deu com o home office, que, desde o início do ano já estava sendo utilizado pelos colaboradores da área administrativa de forma esporádica. A partir de 12 de março, diante do novo contexto do coronavírus, 100% das equipes administrativas foram inseridas no sistema de trabalho remoto para oferecer maior segurança a todos. Idosos e gestantes foram incluídos nesse grupo. O home office foi estendido até 1º de junho, a depender da evolução da pandemia.
Para garantir a manutenção da saúde e maior segurança nessa nova rotina de trabalho em casa, a Veracel providenciou o “kit home conforto”, compostos por teclado, apoio de pé, cadeira, mouse e fone de ouvido, entregues na casa de cada colaborador que se encontra em home office. A empresa oferece também um complemento do vale alimentação, correspondente ao valor das refeições que, antes da pandemia, eram feitas no restaurante da empresa. Esse reforço auxilia o colaborador na comprar alimentos.
O mesmo cuidado está sendo oferecido para as equipes que continuaram a trabalhar nas fábricas e em toda as linhas de frente da operação. Para esse grupo, há ações específicas, como o controle de temperatura nas entradas da fábrica e o aumento da frota de ônibus com o uso de veículos com janelas, garantindo a circulação de ar. Também são divulgadas orientações de proteção, distanciamento e uso obrigatório de máscaras dentro e fora da empresa.
A Veracel aumentou a higienização em todas as áreas da companhia, assim como distribuiu máscaras para proteção de todos os colaboradores A empresa incluiu álcool em gel em pontos estratégicos e implementou sistema de turnos nos refeitórios para evitar aglomerações.
Outro exemplo de cuidado com os colaboradores está no “Conta Comigo”, canal de atendimento emocional por psicólogos para colaboradores e dependentes da empresa. O formato foi adaptado para este momento, incluindo o atendimento aos pais a fim de promover maior bem-estar para as famílias dos colaboradores.
Nesta mesma linha, a Veracel adaptou as aulas de ginástica laboral, já existentes, para o formato de vídeo. Dessa maneira, todos recebem seus exercícios rotineiros e os realizam com instrução adequada de profissionais de educação física.
A empresa incentiva ainda ações individuais de cuidado com o outro. Uma iniciativa chamada de “Amigo Anjo” tem a finalidade estimular o cuidado entre os colaboradores e equipes nesse momento de isolamento social onde o contato pessoal está restrito.
É dessa maneira que a Veracel Celulose cumpre seu propósito e contribui para um ambiente melhor para todos. “Nossa vida muda, mas queremos que os nossos colaboradores estejam bem e seguros. É assim que mantemos o nosso compromisso e queremos inspirar para ajudar a sociedade. Juntos, mais unidos do que nunca, passaremos por essa situação social”, diz Andreas Birmoser.