Dia de Campo apresenta alternativas para melhorar a produção de mandioca da região

Translate this page with Google Translator

Buscando apresentar alternativas para aumentar a produtividade de mandioca da região extremo sul da Bahia, a EMBRAPA Mandioca e Fruticultura e a Veracel Celulose irão promover, no dia 05 de outubro, o Dia de Campo de Cultura da Mandioca.

O evento que contará com o apoio técnico da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e parceria das prefeituras municipais da região é direcionado a representantes de secretarias municipais de Agricultura da região, assentamentos, associações de pequenos agricultores, sindicatos de trabalhadores rurais, entre outras entidades ligadas a produção de mandioca.
Durante o curso, a eng. agrônoma Karina Zamprogno Ferreira, especialista de Biotecnologia da Veracel, antecipa que serão apresentadas as variedades de mandioca desenvolvidas pela EMBRAPA Mandioca e Fruticultura. O objetivo e dar conhecimento aos produtores da região que o uso de outras inúmeras variedades de mandioca existentes pode resultar no aumento a produção, melhorando inclusive a qualidade do produto final, explicou a agrônoma com doutorado em Genética. “É importante que a agricultura familiar do Extremo Sul possa se beneficiar com os avanços garantidos pelas pesquisas dos principais centros acadêmicos e de extensão”, avalia Ferreira.
O evento apresentará palestras sobre diferentes temas voltados à produção da mandioca. Entre eles a conservação do solo e a mandioca na alimentação humana e serão apresentadas por técnicos, engenheiros agrônomos e nutricionista.
O dia de Campo acontece dia 5 de outubro, das 8h às 12h, Estação Experimental Gregório Bondar (EBREG) do CEPEC/CEPLAC (Rodovia BA 275), em Barrolândia, município de Belmonte. Confira os assuntos que serão abordados:
1. Consorciamento entre culturas e Conservação do Solo – Engenheiro Agrônomo Álvaro Lemos Costa (Grupo Vida) e Engenheira Agrônoma Renata Migray (Bonella Florestal).
2. Manejo da Cultura e lançamento do Sistema de Produção – Engenheiro Agrônomo Luiz Antonio Reis Santos (EBDA), Antonio Carlos Murilo (Ceplac), Jairo Botelho (Ceplac) e engenheiro agrônomo Jaeveson Silva (EMBRAPA Mandioca e Fruticultura)
3. Cadeia produtiva da mandioca – Engenheiro Agrônomo Paulo Beline Luca de Almeida (EBDA)
4. Mandioca na alimentação humana – Nutricionista Danielle Sacramento (Veracel Celulose) e engenheira agrônoma Karina Zamprogno Ferreira (Veracel Celulose)
5. Uso múltiplo da manipueira – Eng. Agrônomo Mauro Diniz e Marcos Antônio Alves Farias, ambos da  EMBRAPA Mandioca e Fruticultura
6. Unidades Demonstrativas de Mandioca – Clóvis Manoel da Silva (EMBRAPA Mandioca e Fruticultura) e Anderson Macedo (Bonella Florestal).

Categories

Notícias relacionadas