Site icon Veracel Celulose

Consulta pública discute o 2º edital do Pacto para Desenvolvimento da Costa do Descobrimento

O evento discutiu temas a respeito da construção do 2º edital e as melhores ações para o desenvolvimento das novas atividades. 

Em abril, o Comitê Gestor do Pacto para Desenvolvimento da Costa do Descobrimento, e a Coordenação do programa Vida Melhor, do Governo do Estado da Bahia, promoveram uma consulta pública com o objetivo de apresentar e debater estratégias para a formulação do Edital 2013 de apoio a empreendimentos econômicos e solidários no sul da Bahia. Com a presença de representantes da Veracel, órgãos públicos municipais e estaduais e membros de associações, cooperativas e movimentos sociais, foram discutidos temas a respeito da construção deste novo edital e as melhores ações para o desenvolvimento das atividades.
“Viemos aqui para ouvir de perto a necessidade destes agricultores da região e a partir disso, pensar estratégias de fortalecimento desta cultura ou de outras demandas que possam surgir daqui. Esta parceria com a Veracel, já nos possibilitou o trabalho com alguns agricultores da região, na cadeia de fruticultura, mas queremos saber qual caminho devemos seguir a partir de agora”, explicou a coordenadora do programa Vida Melhor, na Casa Civil do Estado, Jailma Dantas Gama Alves.
Inserido nas ações do programa Vida Melhor, o Pacto para o Desenvolvimento da Costa do Descobrimento traz importantes perspectivas de geração de emprego e renda e possibilidades de crescimento com sustentabilidade para agricultores familiares na Bahia. Segundo com o coordenador do Território de Identidade da Costa do Descobrimento, Raymundo Santana Fonseca, este edital trará uma importante transformação para todos os municípios desta região. “Reconhecer um território é se sentir parte dele. Por isso, a participação de representantes dos diversos setores, neste evento, faz com que a construção do edital seja ainda mais democrática. Este evento é um grande exemplo da democracia plena, ele fez o levantamento das necessidades destas pessoas e, elas que vivem o problema diariamente, puderam dizer o que precisam”, destacou Fonseca.
“Este novo edital será lançado em cerca de 60 dias. Por isso, é de fundamental importância que estes agricultores conheçam as diversas possibilidades que existem tanto no Pacto, quanto no programa Vida Melhor”, revelou  o diretor da Seagri/SUAF-BA, Jeandro Laytynher Ribeiro. Na oportunidade, ele apresentou as ações desenvolvidas no estado pelo programa Vida Melhor e as atividades presentes nesta iniciativa em parceria com a Veracel. “Quem dera contar com empresas como a Veracel nas outras regionais,” ao mencionar o pacto com a empresa.
Para Renato Carneiro, gerente de Sustentabilidade da Veracel, o primeiro edital serviu de grande aprendizado para todos os participantes e, hoje, ele é o norteador na concepção deste novo. “Vimos que, por motivos diversos, muitos agricultores não participaram do edital passado. Esperamos que com a participação de todos nesta construção, poderíamos direcionar melhor as questões apresentadas pelos agricultores. Queremos dar mais oportunidades a outras associações e acredito que a partir destas discussões eles poderão ser contemplados”, finaliza Carneiro.
 
O PACTO
O Pacto do Descobrimento é um projeto realizado a partir de uma parceria entre a Veracel Celulose e o Governo do Estado da Bahia. Com um investimento total aproximado de R$ 9 milhões, até 2015, o Pacto irá beneficiar agricultores familiares em Porto Seguro, Eunápolis, Belmonte, Santa Cruz Cabrália, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Mascote e Canavieiras. No primeiro edital, seis associações foram selecionadas para a implantação de Agroindústria Simplificada de Hortifruticultura (ASH), que também inclui a aquisição de veículos utilitários e utensílios.

Exit mobile version