O município de Itagimirim, no Extremo Sul da Bahia, está passando por um momento de grande transformação em sua consciência ambiental. O município está substituindo o seu antigo lixão por um aterro sanitário simplificado.
Essa nova realidade do município é resultado de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), assinado entre a Veracel Celulose, a Prefeitura Municipal de Itagimirim e o Ministério Público Estadual. Além da construção de um Aterro Sanitário com duas células (uma para lixo doméstico e outra para lixo hospitalar) e de atividades de Educação Ambiental, será realizado o Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD) da área que está sendo utilizada como lixão.
Estas transformações estão possibilitando boas expectativas aos moradores do município, sobretudo a Sidália de Jesus Teixeira e Gilberto Alves dos Santos que há mais de 13 anos vivem próximo ao lixão e, diariamente, tiram o sustento da família através da coleta de materiais descartados pela população. Eles fazem parte do grupo de moradores locais que participaram de seminários sobre a importância da coleta seletiva e da preservação do meio ambiente e enxergaram na coleta seletiva uma nova oportunidade de vida.
Atualmente, toda a renda do casal vem da coleta de materiais recicláveis como papelão, vidro, alumínio e garrafas pet que são revendidos a empresas de reciclagem da região.
Gilberto Alves dos Santos afirma que depois do seminário sua visão sobre o lixo mudou bastante. Acredita que com a construção do aterro e a implantação da coleta seletiva no município seu trabalho vai melhorar muito. “Corremos um risco muito grande em trabalhar aqui. Com a implantação do aterro vamos receber material de segurança e todo o lixo que vier pra gente já vai estar separado”, comentou Santos.
Através de palestras instrutivas e seminários educativos, cerca de 400 moradores do município, representantes de diversos setores, foram orientados sobre temas como: contextualização e conceito de lixo e resíduo, Gestão de resíduos sólidos, Consumo consciente, Coleta Seletiva: Lixo seco e lixo úmido, Saneamento básico e Combate à Dengue.
De acordo com Lígia Mendes, especialista em educação ambiental e RPPN da Veracel, estas ações de educação ambiental já atenderam a professores, alunos e colaboradores da empresa responsável pela limpeza urbana de Itagimirim. Mas as atividades estão dando tão certo que a intenção é ampliar as ações e sensibilizar os catadores de lixo e outros moradores sobre a importância da coleta seletiva e do valor ambiental e econômico destes resíduos . “Estamos com uma expectativa muito boa nesse sentido. Pois além de orientarmos sobre a importância da segregação dos resíduos, ainda estaremos formando multiplicadores de informação. Eles serão os responsáveis por orientar os outros moradores através da troca de experiências”.
Os exemplos destas mudanças já fazem parte do dia a dia de moradores de Itagimirim. Antônio Souza Lisboa está há três meses trabalhando como catador de materiais recicláveis no lixão para complementar sua renda. Ele conta que houve uma importante mudança na sua visão sobre a importância de preservação do meio ambiente depois das ações da Veracel. “No meu antigo trabalho eu já separava os matérias recicláveis mas era apenas por motivo financeiro. Hoje sei da importância desta atividade pra mim e para o planeta”, afirma Lisboa.
Sidália de Jesus Teixeira é outro bom exemplo disso. Ela é catadora de lixo e sabe da importância da coleta seletiva mas confessa que apesar de estar em constante contato com estes materiais sabe muito pouco das outras utilidades que podem ter. “Até o momento, eu vivo só da coleta de recicláveis. Já trabalhei como doméstica, mas hoje eu tiro meu sustento daqui. Durante os cursos, aprendi muitas coisas sobre a importância da preservação do meio ambiente, mas estou ansiosa mesmo é para aprender a parte de reaproveitamento.
Soube que dá pra fazer muitas coisas interessantes com os materiais que eu pego aqui e até ganhar um dinheiro extra com a venda dos novos produtos” comentou animada Teixeira.
Além das atividades de sensibilização sobre a importância da coleta seletiva e o respeito ao meio ambiente, neste mês de setembro a equipe do Programa de Educação Ambiental da Veracel (PEAV) está desenvolvendo oficinas de reaproveitamento de materiais, onde serão ensinadas alternativas de transformação do lixo em algo útil.
Do lixo ao luxo – “Além da conscientização ambiental daremos uma nova oportunidade de geração de renda para estas famílias. A proposta destas oficinas é mostrar que é possível transformar diversos materiais que antes eram descartados, em produtos bem interessantes.
Esta é mais uma oportunidade de geração de renda, além da coleta de materiais recicláveis”, explicou Virgínia Camargos, especialista ambiental da Veracel Celulose.