Cidadania! Esse foi o exemplo que os moradores de Imbiruçú de Dentro, município de Porto Seguro, estão compartilhando com os seus filhos ao se unirem, há dois anos, na busca da concretização de um sonho:
A Núcleo BR-367, atende 720 alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. De acordo com a diretora Luciana Santos, a biblioteca cuja nova sala inaugurada dia 19, que possui 2.100 títulos literários, já conta com 712 associados. O Infocentro possui dez computadores já ligados a rede de internet. “Os alunos valorizam a leitura, contamos ainda com a biblioteca itinerante que atende as outras unidades da escola”, destacou a diretora ao falar sobre a importância da conquista para a comunidade.
Gildevanio Pinheiro dos Santos, representante da comunidade, contou a trajetória percorrida por eles na busca de apoio e agradeceu à Veracel Celulose, a Prefeitura Municipal de Porto Seguro e dos pedreiros Gilmar Reis e Adenilson Jesus dos Santos pela construção das duas novas unidades de ensino. “Recebemos dez computadores do Governo Federal, mas não tínhamos onde coloca-los. A nossa união e a parceria com a Veracel e a Prefeitura tornou possível a construção dessas ferramentas, que bem utilizadas renderão bons frutos. Se Deus quiser amanhã ou depois nossos jovens serão grandes profissionais”, disse Santos.
Presente na inauguração, o Major Câmara, da Companhia Independente de Policia de Proteção Ambiental (CIPPA), ressaltou a importância da leitura e da educação no desenvolvimento das comunidades. “Acredito que a verdadeira mudança só ocorre com educação”.
A representante da prefeitura municipal, professora Vera Liu, destacou o exemplo de Cidadania e Responsabilidade Social dado pela comunidade e seus parceiros. “Cidadania na busca de um espaço digno para essas crianças estudarem e Responsabilidade Social ao tornarem isso possível”.
“Espero que essa parceria continue dando frutos tão importantes como é essa escola para a comunidade”, salientou o presidente da Associação dos Moradores de Imbiruçú de Dentro, Jason José de Barros Filho.
Os pedreiros Gilmar Reis e Adenilson Jesus dos Santos, moradores da comunidade, foram responsáveis por construirem sozinhos as duas salas. A Veracel doou o material de construção e a Prefeitura Municipal o mobiliário.
Gilmar e Adenilson tiveram a honra de cortar, juntamente com alunos da escola, a faixa de inauguração das duas salas. “Para nós é uma alegria fazer parte dessa comunidade e poder ajudar com essas salas que irão beneficiar não só os nossos filhos, mas os jovens de toda a comunidade”, concluiu Adenilson.