Veracel Celulose

Avanço na transformação digital e conectividade industrial

Dia da Industria

Neste Dia da Indústria, destacamos nosso processo de transformação digital para a automação e a ampla conectividade em toda a nossa fábrica.

Com projetos de inovação diretamente ligados ao ganho de eficiência na produção, somente nos últimos dois anos, já implementamos diversas iniciativas que aliam a tecnologia de ponta aos processos industriais, o que nos torna uma das referências no setor no conceito de indústria 4.0 no país.

Inovar e transformar

“A transformação digital e a ampliação de nossos projetos de conectividade trazem enormes benefícios para o trabalho da nossa fábrica, tanto do ponto de vista de eficiência e redução de custos, quanto da importante gestão da informação que conseguimos transformar em conhecimento e ações de melhorias constantes para a Veracel, de forma a estarmos sempre evoluindo como empresa e área industrial”, destaca Ari Medeiros, nosso Diretor Industrial.

Em nosso processo de transformação digital, temos trabalhado em uma frente de sinergia entre a área de Tecnologia da Informação e o time Industrial para ampliar a conectividade de nossa planta.

Isso permite que novos projetos de mobilidade e inovações tecnológicas possam ser implementados, sempre considerando o processo de cibersegurança.

Nossas iniciativas

Entre as iniciativas mais recentes, está a expansão da conectividade industrial, que implementa o wifi industrial (que possui mecanismos de segurança de dados específicos para esta finalidade) em todo chão de fábrica.

Isso permitirá a utilização de celulares com reconhecimento térmico em todo processo de inspeção operacional da companhia.

Os novos celulares possuem o recurso de câmera térmica, que serão utilizados para medir a temperatura dos equipamentos da fábrica, permitirão que os mecânicos e operadores tenham as informações na planta, de forma móvel (pois estarão usando os celulares enquanto se movimentam).

Além disso, poderão alimentar o histórico de desempenho de cada equipamento, reportando dados de forma contínua para as nossas avaliações.

Outro projeto que visa digitalizar cada vez mais nossas operações é a implementação de sensores de monitoramento dos ativos industriais, para a verificação online da condição dos equipamentos, sem a necessidade de que um operador conecte cabos de leitura para realizar a análise das informações da máquina.

Isso possibilita rotinas de avaliações mais constantes e eficientes. O projeto está em andamento, mas boa parte dos ativos da planta já possuem o recurso implantado, com grandes resultados alcançados.

Automatização

Concluimos recentemente a automatização do nosso laboratório central que é responsável pela classificação da qualidade da celulose, além de todo processo de análises químicas fábrica.

Para essa automatização foi utilizado o LIMS (Laboratory Information Management System), plataforma utilizada nos maiores laboratórios do mundo.

Através desse processo  já conseguimos obter ganhos significativos como a redução de tarefas repetitivas, ganhos de eficiência na avaliação de amostras, rastreabilidade e a redução de processos que  duravam cerca de 2h para cerca de 15min.

O LIMS foi implementado no final de 2018 e está em constante evolução pelas equipes de TI e Laboratório.

Próximos passos

O nosso próximo projeto é a renovação da nossa sala de confiabilidade 4.0, que vai centralizar todos os dados monitorados de toda planta.

Até agosto, esperamos ampliar a central de monitoramento para um painel digital que permita o acompanhamento dos principais  informações e dados industriais.

“A nossa sala de confiabilidade vai nos possibilitar ainda mais assertividade na tomada de decisões da planta, com visibilidade de informações de monitoramento em tempo real, transformando dados em informação e abastecendo de forma contínua os gestores responsáveis”, explica Romulo Roberto Andronhuc, nosso coordenador de Tecnologia da Informação.

“A transformação digital na indústria é uma tendência importante que já tem um espaço importante na Veracel”, afirma Ari Medeiros.

“A automatização e a digitalização trazem uma grande segurança e mais qualidade aos processos existentes. Abrem também  possibilidades infinitas de atualização e melhorias e mantêm nossas pessoas muito mais focadas em processos especializados e na gestão do conhecimento que estas ferramentas proporcionam”, declara ainda o diretor.

“Queremos continuar ampliando nossas iniciativas nesta frente para posicionar cada vez mais a Veracel como uma referência de tecnologia industrial no setor de celulose no Brasil”, finaliza Medeiros.

Inteligência artificial para a predição de falhas

Em outro projeto de inovação com os conceitos de Industria.4.0, somos uma das pioneiras no país a utilizar inteligência artificial alinhada ao conceito de manutenção prescritiva.

Com esse projeto é possível prever problemas e necessidades de manutenções no maquinário da fábrica.

O projeto piloto está em execução desde agosto de 2020 e foi possível através de dados históricos predizer falhas de equipamentos com até 6 semanas de antecedência.

O projeto já está em implementação e estará em operação em junho. A expectativa é que a tecnologia seja constantemente ampliada, ultrapassando os limites da fábrica e chegando aos equipamentos da nossa área florestal.

Exit mobile version