Ação e Cidadania: ouvir a comunidade, compartilhar informação e respeitar o vizinho

Translate this page with Google Translator

Cerca de 450 moradores do munícipio de Itagimirim fizeram parte das atividades do programa Ação e Cidadania da Veracel, no útimo dia 30/4.

“Foi muito legal participar deste evento. Tive a oportunidade de aprender questões sobre meio ambiente, saúde e sobre a Veracel. Dessa forma mais divertida é muito mais fácil aprender”, comentou animada Aline Alves de Souza Santos, aluna da 7ª série do Colégio Municipal Othoniel Ferreira dos Santos. Ela é uma das 450 pessoas que fizeram parte das atividades do programa Ação e Cidadania da Veracel, na manhã desta terça-feira, 30/4, no município de Itagimirim.
Durante o evento, crianças, jovens e adultos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as Operações Florestais da Veracel, além de participarem de palestras informativas sobre Segurança para o Trânsito, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS), Planejamento Familiar, Manuseio adequado de Agrotóxicos, Combate à violência e ao uso de drogas e participaram de atividades de Educação Ambiental. “Este tipo de ação é muito importante não só para nós, que somos profissionais de saúde, mas para todas as pessoas que estão aqui presente. Muitas informações que aprendi aqui eu pretendo usar no meu trabalho. Tenho certeza que elas serão muito úteis para nós”, destacou a Agente Comunitária de Saúde, Enizabete Resenia dos Santos, durante o intervalo das palestras.
O Ação e Cidadania da Veracel foi criado em março de 2012, com o objetivo de fortalecer os canais de comunicação entre a empresa e as comunidades onde atua. No entanto, as atividades deram tão certo que, além de atenderem uma condicionante da Licença de Operações Florestais, na qual a empresa deve apresentar suas operações antes de iniciar as atividades, a Veracel ampliou o escopo de apresentação e firmou parcerias com outras instituições a fim de expandir o atendimento e a distribuição de informações e conhecimentos para os moradores da região.
De acordo com Izabel Bianchi, especialista em Responsabilidade Social da Veracel, o programa vem superando todas as expectativas. Ele tem possibilitado o estabelecimento de um diálogo mais próximo com as comunidades da área de atuação da empresa e estreitando o relacionamento com estes moradores. “Este diálogo por meio do Ação e Cidadania possibilita ouvir as demandas diretamente dos próprios moradores, criando uma relação do respeito”, explica a especialista. Na oportunidade, também foi entregue um kit de Educação Sexual para os representantes da Saúde do município e outro kit de Educação Ambiental para a diretora do Colégio Municipal Othoniel Ferreira dos Santos, com o objetivo de colaborar com o processo educativo na comunidade e na sala de aula.
Os alunos de Itagimirim também mostraram seu talento. Em duas exibições de dança, crianças e jovens brindaram o público com uma coreografia criada e ensaiada pelos grupos. O figurino colorido e a maquiagem colorida valorizaram a apresentação.
 
A Iniciativa – O Ação e Cidadania é uma realização da Veracel Celulose, contanto com a mobilização social promovida pelo Instituto Mãe Terra (IMT), e com as parcerias de empresas prestadoras de serviço da Veracel, da Policia Militar,  Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e instâncias do Poder Público local.  Em 2013, esta é a décima edição do Programa, que já passou pelo município de Itabela e as comunidades Ponto Maneca, Ponto Bahia, Ventania, Roça do Povo, Embaúba, Tuiuti, Comunidade do Britador e Comunidade dos Parentes, atendendo a mais de 1.150 pessoas de todas as idades. As edições antecedem o início das operações florestais ou onde há trânsito permanente de carretas de madeira e celulose.

Categories

Notícias relacionadas