Trilhas, dinâmicas em meio a Mata Atlântica, atividades de educação ambiental e pesquisa científica.
Visitando a Estação pela primeira vez, a gaúcha Elisa Guimarães ficou encantada pelo trabalho "Espero ter a oportunidade de voltar outras vezes aqui para aprender sempre mais", disse Guimarães. Já para Eduarda Cunha, estudante de engenharia florestal, é importante intensificar cada vez mais as atividades de educação ambiental. "A educação ambiental é uma atividade de paciência, de continuidade e mesmo que não sejam vistos os frutos, sabemos que eles virão", avaliou Cunha após a visita a Estação.
Criada há dez anos, a RPPN Estação Veracel possui 6.069 hectares de mata nativa preservados. A área foi reconhecida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) como RPPN, ou seja, uma área particular perpetuada com o objetivo de conservar a biodiversidade e promover a educação ambiental.
De acordo com Ligia Mendes, bióloga da Estação Veracel, a RPPN recebeu mais de 14 mil visitantes nos últimos quatro anos. As visitações tem o objetivo de oferecer uma experiência direta com a floresta através da aplicação da técnica de vivências com a natureza, sensibilizando os visitantes quanto a importância da conservação da Mata Atlântica além das estratégias do governo e ONGs para a conservação desta floresta. "Procuramos promover também uma reflexão sobre a necessidade da adoção no cotidiano de atitudes positivas em relação ao meio ambiente, bem como o exercício de uma postura consciente’, explicou a bióloga.
Para o radialista Carlos Ribeiro, o programa de visitação a RPPN ajuda na proteção ao meio ambiente. "Que essa interação continue e atinja outras pessoas", concluiu Ribeiro.
Reconhecimento
A diversidade arbórea também é grande na Estação, que se destaca entre as 20 áreas de maior número de espécies de árvores do mundo. São 308 espécies, incluindo exemplares centenários de pau-brasil (Caesalpinia echinata), jacarandá (Dalbergia nigra), pequi-preto (Caryocar edule Cassaretoo) e jatobá (Hymenaea SP).