“Fiquei feliz com o resultado. É a primeira vez que participo, o melhor resultado para mim foi dar mais visibilidade para a comunidade de União Baiana”, disse o policial militar Agnevaldo Cardoso Rodrigues, 4º colocado no concurso Servidor Cidadão,
No último sábado, dia 5, Rodrigues foi a Salvador na companhia de 16 representantes da comunidade de União Baiana para acompanhar a premiação do Servidor Cidadão. “Já estamos entre os 10 projetos finalistas”, já comemorava o policial Rodrigues antes da divulgação do resultado. “Esse projeto é a mãe do povo de União Baiana”, disse a jovem Luciene da Silva Souza, num dos depoimentos do vídeo de apresentação do projeto durante a cerimônia de premiação.
O Roça do Povo é um projeto de agricultura familiar, que beneficia 76 pequenos agricultores com o plantio da mandioca, numa área de 80 hectares, cedida em regime de comodato pela Veracel Celulose. Segundo dados da Associação de Pequenos Proprietários Rurais de União Baiana, o Roça do Povo já produziu 4.620 sacas de farinha e uma renda média de R$250 mil para a comunidade, por colheita.
Implantado em 2008, o Roça do Povo começou com a implementação da ideia apresentada pelas comunidade local após a capacitação oferecida pela metodologia de desenvolvimento social promovida pela Veracel, denominada Rede Social. A Rede de União Baiana identificou o potencial econômico da comunidade e apresentou o projeto a empresa como uma forma de ampliação das oportunidades de geração de renda e de trabalho local. A atuação entusiasmada da liderança local foi determinante para que a mobilização e o engajamento e das famílias ao projeto rendessem o resultado de sucesso.