Veracel e prefeitura municipal de Itagimirim promovem Ação Educativa nas áreas de Saúde e Segurança no Trânsito
Dúvidas sobre o consumo de água no plantio de eucalipto, orientações de segurança dadas aos motoristas que trafegam com as carretas nas rodovias da região e sobre a distância dos plantios da sede dos municípios foram algumas das questões apresentadas durante a Ação Educativa desenvolvida pela Veracel Celulose em parceria com a prefeitura municipal, no município de Itagimirim no dia 31 de agosto.
A iniciativa teve como objetivo contribuir para o preparo das comunidades mediante as operações florestais da empresa realizadas no município, esclarecendo temas voltados para a área da Saúde, Segurança no trânsito e Meio Ambiente . Os colaboradores Eldio Amaral e Fábio Rodrigues, da área florestal da Veracel, explicaram como são realizadas as operações de plantio, colheita e transporte do eucalipto.
O técnico de segurança Ewerton Simões falou sobre os procedimentos de segurança adotados pela Veracel no transporte do eucalipto, desde o carregamento das carretas até orientações de tráfego seguro nas estradas da região. Simões foi questionado sobre a formação de comboio por parte das carretas e explicou que a recomendação da Veracel é que não se formem comboios, devido ao comprimento das carretas. “Se vocês observarem alguma irregularidade ou tiverem dúvidas, anotem o número da carreta e liguem para a Veracel”, orientou o técnico de segurança.
“Já trabalhei da Veracel durante a construção da fabrica e já tinha noção de algumas orientações, mas achei muito importante esses esclarecimentos para a comunidade. Aprendi muita coisa que no dia a dia a gente não leva a sério”, avaliou o vereador Luiz Guimarães que acompanhou atentamente as palestras e contribuiu com os representantes da empresa nos esclarecimentos quanto à legislação municipal em relação ao plantio de eucalipto.
A atividade foi encerrada com as palestras da enfermeira Laurycéia Caran, que de forma dinâmica e participativa abordou temas relacionados à Doenças Sexualmente Transmitidas (DST) e AIDS, contando com a participação atenda de equipes de agentes comunitários de PSF, que aproveitaram a ocasião para atualizar seus conhecimentos e esclarecer dúvidas sobre métodos contraceptivos.