Conheça o nosso Programa de Saúde e Bem-estar

As iniciativas de combate à Covid-19 estão sendo adotadas desde o início da pandemia e contemplam cuidados para garantir a proteção dos nossos colaboradores e das comunidades do entorno

A Crise de saúde mundial reforçou ainda mais a importância de ações voltadas ao bem-estar das equipes, e lançamos nova versão do nosso programa de qualidade de vida.

Nesta quarta-feira (07) é comemorado o Dia Mundial da Saúde, e nós realizamos um balanço das ações já realizadas para o enfrentamento da Covid-19.

 

Nossas ações na pandemia

Há um ano, temos seguido todos os protocolos de prevenção, realizado contínuas campanhas orientativas e trabalhado em conjunto com parceiros, com o propósito de apoiar a comunidade durante o enfrentamento da pandemia.

Desde março do ano passado já apoiamos a distribuição de 86 mil itens de saúde e higiene, 83 mil litros de álcool e 30 mil litros de hipoclorito para a população.

Financiamos a compra de equipamentos (08 camas, 01 eletrocardiógrafo e 01 gerador) para auxiliar instituições de saúde públicas locais, entre eles o Hospital de Itagimirim, o Hospital Municipal Luiz Eduardo Magalhães e Hospital Neurocor de Porto Seguro.

As iniciativas foram realizadas por meio de parcerias com empresas e entidades da região.

Atuamos, juntamente com a Suzano e o Governo da Bahia, para a construção de um hospital de campanha na cidade de Teixeira de Freitas (BA), que envolveu a disponibilização de 35 respiradores fixos e móveis e um aporte para 20 leitos de UTI em março de 2020.

Um ano depois, em março deste ano, renovamos o apoio com novas doações ao hospital, tendo em vista o recrudescimento da pandemia.

“Estamos colaborando de forma genuína com as pessoas do nosso território em parceria e ações coordenadas especialmente para apoiar as comunidades mais vulneráveis. Um ano depois, mantemos nosso compromisso, reforçando continuamente nosso trabalho interno de conscientização e prevenção. Acreditamos que só é possível superar os riscos trazidos pela pandemia cuidando uns dos outros sempre, visando à proteção da saúde física e mental e auxiliando os que mais precisam”, destaca Renato Carneiro, diretor de Sustentabilidade e Relações Corporativas da empresa.

Na Veracel

Em nossas áreas operacionais, além do uso de máscaras, distanciamento entre as pessoas, higienização constante das mãos e a utilização do álcool em gel.

Delimitamos as áreas coletivas de trabalho, assim como os assentos nos transportes (com capacidade limitada a 50%) e nas áreas de alimentação – inclusive com a colocação de barreiras físicas nas mesas dos refeitórios.

Além de termos intensificado as rotinas de limpeza e higienização dos ambientes desde as áreas da fábrica, do núcleo florestal e dos módulos de colheita.

A medição de temperatura foi adotada como padrão nas portarias e na entrada do transporte coletivo, e as equipes administrativas já estão em home office há mais de um ano.

Realizamos também o monitoramento e apoiamos os colaboradores com a suspeita de contaminação.

Programa Bem-Estar

“Este Dia Mundial da Saúde, mais do que nunca, é um momento de reflexão para todos nós sobre o impacto da Covid-19 para a comunidade, os seus efeitos na saúde de todos a longo prazo e o nosso papel no enfrentamento dessa doença. Sabemos que sem ações de prevenção coletiva, como uso de máscaras, distanciamento social e higiene pessoal, além da vacina, não seremos capazes de conter a transmissão do vírus. Que possamos entender a importância do cuidado conosco e com os outros e o fato de que somos mais fortes e menos vulneráveis se estivermos trabalhando juntos no combate à pandemia”, reforça Carneiro.

Atenta à saúde e segurança dos nossos colaboradores e de suas famílias, estruturamos o programa “Bem-Estar”.

Com os pilares “Movimente-se”, “Cuide-se” e “Comunique-se”, o programa terá ações direcionadas para saúde física, mental e emocional e busca estimular a adoção de novos hábitos saudáveis.

Atitudes como alimentação nutritiva, bons hábitos de sono, alongamentos, ações culturais, de lazer e de integração social.

Dentro do pilar “Cuide-se” o programa também tem mapeadas diversas ações voltadas à saúde mental das colaboradoras, contando com um canal de atendimento emocional exclusivo aos colaboradores e familiares, chamado “Conte Comigo”.

O atendimento é sigiloso, realizado por psicólogos especializados e está disponível das 8h às 22h, todos os dias da semana, inclusive via WhatsApp.

“Sabemos que saúde não se resume apenas a ausência de doenças do corpo físico. Ser saudável é alcançar equilíbrio em três pilares: físico, mental e social e, foi justamente com este conceito completo de saúde, que buscamos desenvolver as ações do Programa Bem-Estar. Por meio dessa iniciativa apoiamos nossos colaboradores na busca por este equilíbrio. Hoje, nessa realidade tão desafiadora que o mundo está enfrentando, e também no amanhã, vislumbrando um futuro e uma vida saudável no pós-pandemia em que seja possível a manutenção e reforço desses pilares”, complementa Andiara Souza, enfermeira do trabalho da Veracel.