Home > Perguntas Frequentes
As perguntas mais frequentes e as respostas mais completas para você esclarecer suas dúvidassobre os principais conceitos que envolvem nosso universo de atuação.
A Stora Enso (empresa sueco-finlandesa) e Suzano (empresa brasileira) são as acionistas (investidoras) da Veracel. No caso, as duas empresas detém 50% cada, da Veracel. Ambas são líderes de mercado e declaram que a sustentabilidade, é parte fundamental em suas estratégias de negócios.
A Stora Enso é uma fornecedora líder de produtos renováveis em embalagens, biomateriais, construção de madeira e papel, e uma das maiores proprietárias de florestas privadas do mundo.
A Suzano é uma empresa 100% brasileira e referência global no desenvolvimento de produtos fabricados a partir do plantio do eucalipto, além de estar entre as maiores produtoras verticalmente integradas de papel e celulose de eucalipto da América Latina.
Preferimos traduzir nossa visão, missão e valores no propósito da Veracel em “Ser responsável, inspirar pessoas e valorizar a vida”. E quem faz isso acontecer são as pessoas, em suas atividades de rotina e em cada decisão.
Um time preparado, talentoso e engajado, imprime em cada fibra da nossa celulose o jeito Veracel de fazer.
Este são os pilares da nossa cultura:
Proteção: junto com as pessoas que trabalham conosco, cuidamos de nossa segurança para sermos mais fortes.
Convívio: ética e responsabilidade caminham juntas e orientam a nossa relação com a natureza, comunidades e com tudo que nos cerca.
Inspiração: juntos, torna o caminho para o sucesso um ciclo virtuoso, no qual somos protagonistas, com forte sentimento de pertencimento, fazendo de nós pessoas cada vez melhores.
Superação: juntos, o compromisso da entrega, com a excelência e com a inovação impulsionam nossos resultados para além das expectativas.
Diálogo: juntar a capacidade de ouvir e com a de argumentar nos mais diversos contextos garante transparência e tratamento justo.
Para extrair a celulose a partir da madeira de eucalipto, são várias as etapas de produção, que podem ser resumidas como a seguir:
Colheita: ela acontece no local onde a madeira é cultivada.
Cavacos: a segunda etapa diz respeito à produção de cavacos, para isso as toras são lavadas, picadas em tamanho pré-estabelecido e peneiradas.
Cozimento: é a partir do cozimento que ocorre a dissociação da lignina e os cavacos dão origem a uma pasta marrom.
Separação: a depuração separa as impurezas da madeira das partes de cavaco que ainda não passaram pelo cozimento. Posteriormente, é retirada uma substância que junta as células da fibra, chamada de lignina.
Branqueamento: tem como objetivo deixar a celulose em sua cor natural por meio de tratamento químico.
Secagem: é extraída a água da celulose. A folha contínua da máquina é cortada em folhas menores e embalada em fardos para serem transportados até as indústrias.
Todo esse processo segue rigorosos padrões internacionais de certificação socioambiental.
Mantenha seus dados e currículo atualizados e fique atendo às divulgações para se candidatar às vagas que forem compatíveis com o seu perfil, dentro da plataforma Gupy da Veracel: https://vemparaaveracel.gupy.io/
A Veracel busca promover parcerias com produtores florestais como alternativa de fornecimento de madeira. Para ser parceiro de negócios, é necessário possuir imóvel rural nos municípios de interesse da Veracel, apresentar documentação fundiária atualizada e estar com a propriedade regularizada ambientalmente.
As modalidades de negócios do Programa Aliança são:
Arrendamento – A Veracel arrenda sua terra para o plantio de eucalipto. Por meio de contrato, toda a administração – do plantio à colheita – é de responsabilidade da empresa. Você receberá mensalmente ou anualmente o valor combinado, como um aluguel. O tempo médio do contrato é de 14 anos.
Fomento – A Veracel incentiva o plantio de eucalipto em sua terra, fornecendo as mudas, adiantamento financeiro para o plantio e outros adiantamentos ao longo do ciclo, garantindo renda intermediária e recurso para cuidar da floresta. O apoio técnico também faz parte. A empresa garante a compra da madeira no final.
Compra futura – Esta modalidade é para quem quer cultivar eucalipto com os próprios recursos e tecnologia e ter a garantia de venda da madeira no futuro. A Veracel garante a compra da produção.
Compra da terra – A Veracel avalia a possibilidade de comprar sua terra, caso você queira se dedicar a outra atividade
Seja parceiro da Veracel por meio do cultivo de eucalipto em sua propriedades:
Confira todas as informações aqui ou entre em contato pelo (73) 99818-9999.
O objetivo do manejo florestal da Veracel é abastecer a unidade industrial com madeira de eucalipto de alta qualidade e baixo custo, garantindo a viabilidade econômica do empreendimento ao mesmo tempo em que zela pelos aspectos socioambientais de sua área de influência.
A empresa busca:
É uma substância (polissacarídeo) existente na maioria dos vegetais, de característica fibrosa, localizada sempre dentro das células das plantas. Ela é invisível a olho nu, mas garante rigidez e firmeza aos vegetais.
A celulose é a base para a fabricação de papel. Extraída das árvores, as indústrias também a utilizam para a fabricação de certos tipos de plásticos, vernizes, filmes, seda artificial e diversos produtos químicos. O Brasil é um dos grandes produtores mundiais de derivados de celulose a partir das florestas de eucalipto.
Árvore da família das Mirtáceas, o eucalipto é nativo da Oceania, onde é a espécie dominante da flora local. Com mais de 700 espécies, a maioria de origem australiana, adapta-se praticamente a todas as condições climáticas. Um fato curioso relacionado à folhagem do eucalipto é que, enquanto as folhas adultas não surgirem, essas árvores não florescerão.
Uma vantagem bastante interessante do eucalipto é a menor retenção de água, permitindo que a água chegue ao solo mais rapidamente, além de diminuir a evaporação para a atmosfera, ao contrário de algumas matas nativas, cujas copas das árvores são mais densas. Do eucalipto pode ser produzida a celulose: extraídos óleos essenciais, com os quais são fabricados produtos de limpeza, alimentícios, perfumes e remédios, além de tábuas, vigas, postes, dentre cinco mil outros produtos madeireiros e não-madeiros.